Queijo gigante é produzido com mais de 1 mil litros de leite
Como manda a tradição, a Festa do Queijo em Santana de Caldas, distrito de Caldas, no Sul de Minas não seria a mesma coisa sem o famoso queijo gigante no encerramento da festa.
E foi assim no último domingo, 22, na comunidade onde foi realizada a 11ª edição da Festa do Queijo, que reúne moradores e produtores de queijo da APROCALDAS – Associação dos Produtores de Queijo e Leite de Santana de Caldas.
A festa tem como objetivo incentivar a produção artesanal de queijo e fortalecer a tradição e união entre a comunidade.
Este ano a programação contou com muita música ao vivo com aristas locais, desfile de modas, tratorada, a escolha da Rainha da Festa e é claro, no encerramento a degustação do queijão de 260 quilos, produzido com 1.400 litros de leite.
Não faltou queijo pra ninguém e todos saíram satisfeitos e certos de que na próxima festa poderá ser produzido um queijo ainda maior e mais pesado.
No distrito de Caldas são 50 produtores que vivem desta atividade e consequentemente 50 famílias, a maioria hoje integra a APROCALDAS. “Através da APROCALDAS, o queijo minas artesanal frescal foi tombado como patrimônio Cultural e Imaterial da cidade e município de Caldas, fazendo parte do patrimônio Cultural do nosso povo. Estamos muito felizes pelo reconhecimento e valorização da nossa cultura por manter a tradição do nosso povo que produz o queijo minas artesanal a mais de 2 séculos na região de Caldas. Agradecemos a Deus e a todos que nos ajudam a manter essa linda tradição mineira o queijo minas artesanal produzido na região de Caldas há mais de 2 séculos passando de geração em geração,” agradece a presidente da APROCALDAS, Alessandra Anacleto Pereira.