Queniano “Sulmineiro” é bicampeão da Volta ao Cristo Umimed

Poços de Caldas (MG) – O queniano Wilson Mutua Maina sagrou-se bicampeão da 43ª Volta ao Cristo Umimed, realizada na manhã deste domingo, 25, em Poços de Caldas (MG). Na categoria feminina a vencedora foi a atleta Raquel Pereira, que também conquistou a primeira vitória na prova. Os dois atletas moram em Pouso Alegre (MG).
Considerada uma das mais tradicionais provas de rua e uma das mais desafiadoras de todo País, este ano a Volta ao Cristo contou com cerca de 2 mil atletas entre profissionais e amadores ao longo dos seus 16,5 km de percurso com largada do Estádio do Ronaldão, passando pelas principais avenidas e ruas da cidade e ainda a subida e descida da Serra de São Domingos, passando pelo Parque do Cristo e retornando para o estádio.
Entre os profissionais, o atleta queniano, radicado no Brasil e que vive em Pouso Alegre subiu ao pódio depois de cruzar a linha de chegada com a marca de 56 minutos e 12 segundos, quase 1 minuto a menos do tempo que fez na prova no ano passado, quando também foi campeão.
Mania vem de uma sequência de títulos conquistados em provas, que disputou em 2025, elevando o nível da Volta ao Cristo, em se tratando de atletas de elite e atletas internacionais.
Em 2025 ele venceu três das quatro provas que disputou: foi campeão da Meia Maratona de São Paulo (SP) em julho com a marca de 1 hora e 6 minutos, com o percurso de 21 km. Depois subiu ao pódio em setembro, quando venceu a primeira edição da meia maratona da Corrida Integração em Campinas (SP) com o tempo de 1 hora e 4 minutos e 3 segundos, também com percurso de 21 km.
Em dezembro foi campeão da 26ª Volta Internacional da Pampulha, em Belo Horizonte (MG), com a marca de 56 minutos e 32 segundos nos 18 km de percurso. Ainda no mesmo mês, por pouco não venceu a 100ª Corrida de São Silvestre, em São Paulo (SP). O atleta chegou a liderar a prova ao longo do 15 km de percurso, mas acabou chegando em 6º lugar com tempo de 45 minutos e 57 segundos.

Ainda pela categoria masculina da Volta ao Cristo, o segundo lugar ficou com o atleta, Carlos Oliveira Santos ( 59 minutos e 35segundos ) e o terceiro lugar com Laurino Nunes Neto (59 minutos 47 segundos ), ambos da equipe Minardi, do ex-treinador do Cruzeiro, Alexandre Minardi.
Em quarto lugar ficou o atleta poços-caldense, Júlio Cesar Nogueira, do projeto Atletismo Poços de Caldas, com o tempo de 1 hora e 20 segundos.
Categoria feminina
Já na categoria feminina, a atleta Raquel Pereira, que também mora em Pouso Alegre conquistou o título de campeã ao cruzar a linha de chegada com o tempo de 1 hora 11 minutos e 47 segundos. A atleta que vem disputando a prova desde 2020, já subiu ao pódio três vezes, duas com o 3º em 2020 e 2022 e ainda em ainda em 2º em 2025.

Em julho do ano passado ela foi a 3ª melhor brasileira na Meia Maratona Internacional de Guarulhos, ficando em 5º lugar com o tempo de 1 hora 22 minutos e 56 segundos. Em agosto foi campeão da Maratona Fila de São Paulo com a marca de 2 horas e 49 minutos.
E em setembro ficou em 4º lugar na corrida da integração com o tempo de 1hora 22 minutos e 48 segundos.
A atleta Tatiana Rodrigues Fernandes da equipe Minardi ficou em segundo lugar com o tempo de 1 hora 16 minutos e 21 segundos. Em 2025 ela foi campeã pela equipe da Unimed. Em 3º lugar ficou a atleta Adriana Domingos da Silva da equipe Reveza Racing e a atleta olímpica poços-caldense, Tatiele Roberta de Carvalho ficou em 5º lugar com o tempo de 1 hora 24 minutos e 59 segundos.
Em 2023, a atleta, que treinava para buscar índice Olímpico visando a maratona da Olimpíada Paris 2024 venceu a 40ª edição da Volta ao Cristo quebrando um jejum de 32 anos sem uma vitória de atletas nascidas em Poços de Caldas.





