Radares passam a monitorar veículos furtados ou envolvidos em crimes
Os radares instalados nas avenidas João Pinheiro, Mansur Frayha e também na rua Marechal Deodoro em Poços de Caldas, além da fiscalização do limite de velocidade também passaram a realizar o monitoramento de veículos furtados ou envolvidos em algum tipo de crime.
O monitoramento é feito 24 horas por dia por meio de um sistema de cerco eletrônico inteligente que consegue identificar o veículo pelas placas no momento em que passa por um dos radares.
Assim que alguma queixa de furto for registrada pela Polícia Militar uma mensagem com os dados deverá ser enviada para a Guarda Civil Municipal, responsável pelo monitoramento da central de videomonitoramento, que emite um alerta para aquela determinada placa. O mesmo acontece com um veículo envolvido em algum crime. “A comunicação entre os órgãos de segurança é fundamental para que o sistema funcione. Além da fiscalização eletrônica, agora os radares passam a exercer uma função de segurança pública, ”,explica o secretário municipal de Defesa Social, Rafael Tadeu Conde Maria.
Assim que o alerta é disparado, o sistema passa a ler as placas, armazenando as informações na base de dados. Assim que for detectada uma placa com restrição a PM é acionada para as providências cabíveis.
Policiamento Digital
O monitoramento de veículos furtados ou com algum tipo de restrição já vinha sendo realizado por meio dos dois totens. também conhecidos como PODI – Policiamento Digital.
Os totens são equipados com pelo menos 4 câmeras, instalados em outubro de 2018 em frente à sede da Guarda Civil Municipal na avenida João Pinheiro e outro no cruzamento da Marechal Deodoro com a Rio Grande do Sul em frente o terminal de linhas urbanas.