Radares são retirados e recolocados em outros pontos. A justificativa é porque o número de multas estava baixo nos trechos
Os motoristas que passam pela Avenida João Pinheiro no sentido bairro-centro já puderam observar que desde a manhã deste sábado, 20, que os dois radares na ponte do cemitério e o outro em frente a TV Poços não estão mais no lugar. Os equipamentos foram retirados e remanejados para o trecho próximo a estação da Fepasa e também no cruzamento da Rua Santa Catarina com a Prefeito Chagas.
Ao contrário que se imaginava os equipamentos a serem instalados nos dois novos pontos da cidade não são novos e sim reaproveitados do montante já instalado na Avenida João Pinheiro e Mansur Frayha em 2015. A retirada dos dois radares teve início esta semana bem com a sinalização alertando os motoristas sobre o limite de velocidade e também a sobre a existência de sinalização eletrônica.
A justificativa para a remoção dos equipamentos dos pontos anterior, segundo o secretário municipal de Defesa Social, Marcos Tadeu Sala Sansão, é que nos dois trechos o número de infrações cometidas pelos motoristas estava bem abaixo da média. “Nos últimos meses temos registrado uma média de 5 a 7 multas por mês. Daí concluímos que os motoristas já estão acostumados com a sinalização e por isso remanejamos os radares para outros pontos mais críticos, como o trecho próximo a estação da Fepasa onde os motoristas têm abusado da velocidade”, explicou o secretário.
Ainda não tem uma previsão para que os radares tanto na estação da Fepasa e da Rua Santa Catarina entre em operação, pois ainda vai depender da aferição feita pelo Inmetro. Porém antes disso a Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio do Demutran vai realizar uma campanha educativa alertando os motoristas sobre a fiscalização eletrônica nos dois novos pontos da cidade.
Em um ano após a instalação dos radares em 2015 na João Pinheiro, o número de acidentes teve uma queda de mais de 50%, e ainda durante o período até o momento não foi registrado nenhum acidente com vítima fatal.
Eu acredito que de acordo com a campanha da gestão anterior sob a cordenação do cel Lima (ex sec defesa sovial) a idéia não seria multar e sim educar. Mas sem dinheiro não tem como manter o equipamento. Então acredito que a melhor educação envolvendo a politica é mecher no bolso do mutuário.
Benedito Domingos
Fiquei muito triste ao ler essa matéria…. tudo que foi divulgado desde o início da implantação dos radares era que não eram para gerar multas e sim garantir a segurança… basta digitar no google ou mesmo no youtube nos canais de TV de poços… tudo dizia somente sobre segurança e não geração de multas…. foi tudo falso ou tudo mudou agora?
Eu defendi com unhas e dentes que poços não tinha indústria da multa e fiz um papel de palhaço… comprei briga com amigos por isso…. e hoje leio isso, que vão mudar de local pq não estão gerando multas…. que triste!
Pedi desculpas em público … me senti um palhaço…