Rampa de voo livre de Caldas recebe nome de piloto que difundiu o esporte na cidade
Os pilotos de paraglider de Caldas e região agora contam com um novo espaço na rampa de voo livre de Caldas, inaugurada no último domingo.
A rampa recebeu o nome de Sebastião da Paz, o sargento Paz, como era conhecido e foi o primeiro piloto a praticar voo livre na rampa da Serra da Pedra do Coração.
A presença dos paragliders no céu de Caldas deve se acentuar ainda mais com a estruturação da rampa de saltos no alto da Serra.
Muitos praticantes do salto de paraglider ou parapente, um dos esportes radicais que mais cresce no Brasil, já vinham utilizando a Serra para a prática, porém o acesso era precário, não havia a rampa e o espaço ficava em uma propriedade privada.
Em 2021 a prefeitura conseguiu, através do diálogo, comprar a propriedade onde está a Pedra do Coração, principal ponto turístico de Caldas.
O acesso foi todo refeito, foi instalado um letreiro luminoso que valoriza o amor do caldense pelo seu município, a capela de Santa Bárbara foi iluminada cenicamente, e finalmente foi inaugurada a rampa para saltos ao lado da Pedra do Coração, o ponto turístico de maior visibilidade em Caldas.
Recentemente todos os pontos de passeio vêm recebendo investimentos e sinalização para que o município desenvolva de fato o potencial turístico tão falado, porém pouco trabalhado.
A partir da construção da rampa o objetivo é incentivar ainda mais a prática do turismo de aventura em Caldas. A estrutura é fundamental para decolagens controladas e por mais segurança na prática do esporte, fomentando competições e trazendo mais visibilidade para o município.
Homenagem
A rampa foi nomeada em homenagem ao saudoso policial militar Sebastião José da Paz, natural de São Gonçalo do Sapucaí, mas que firmou raízes em Caldas, constituiu família e, movido pelo sonho de aprender a voar, motivou um grupo de amigos e juntos compraram o primeiro equipamento de voo livre, um parapente, nos idos dos anos 2000. Mesmo com pouquíssimo conhecimento no esporte, Paz começou a praticar seus voos em elevações menores, até que atingir seu objetivo maior e decolar da Pedra do Coração.
Sargento Paz faleceu em 2015, mas sua determinação ficou como exemplo e a cidade recebeu vários de seus familiares neste dia de celebração e homenagem.
Voo duplo proibido
Apesar da homenagem e festividades com a inauguração da rampa, um acidente envolvendo a prática de voo duplo não autorizado no último domingo, fez com que a Associação Caldense de Voo Livre proibisse a prática de voo duplo na rampa.
A entidade emitiu uma nota de esclarecimento, informando da decisão após o acidente que resultou na queda e ferimento de uma jovem de Poços de Caldas.
Nota de esclarecimento
A Associação Caldense de Voo Livre decide que está terminantemente proibido a prática de voo duplo na rampa José Sebastião da Paz (Pedra do Coração), tendo em vista que ocorreu a inauguração da mesma na data de 25/11/2023 e no seguinte dia lamentavelmente houve um acidente nesta prática.
O voo duplo de instrução fica proibido até que as diretrizes para a prática de voo duplo sejam estabelecida.
Att: Equipe da Associação de Voo livre Caldense