Rastreadores são instalados nos veículos do DMAE

O Departamento Municipal de Água e Esgoto- DMAE Poços de Caldas realizou a instalação de rastreadores nos veículos que compõem a frota da autarquia municipal. O objetivo é coibir o uso indevido dos veículos e reduzir custos com combustíveis.
O equipamento de monitoramento foi instalado nos veículos leves e pesados, bem como os carros alugados a serviço da autarquia, que ainda não tinham o sistema. A instalação teve início no dia 8 e foi concluída nesta segunda-feira, 15, data em que o DMAE completou 60 anos.
A rastreabilidade em veículos oficiais visa à transparência, ao uso racional de recursos públicos e à inibição do uso indevido dos veículos por meio da instalação de dispositivos rastreadores com GPS.
As informações de localização e trajeto podem ser monitoradas em tempo real pelos diversos supervisores do DMAE, facilitando a localização dos veículos durante os turnos de trabalho.
A tecnologia funciona com a instalação de um aparelho com tecnologia GPS em cada veículo. O dispositivo envia, em tempo real, a localização do veículo para uma plataforma de gestão. Um sistema centralizado compila os dados, como a rota percorrida, a velocidade e os trajetos.
“Dessa forma, além do controle de rotas, poderemos otimizar e gerir melhor a frota, proporcionando, inclusive redução de gastos com combustíveis e outros”, informa o diretor Paulo César Silva.
Os equipamentos foram instalados pela empresa Geomobilidade, vencedora do processo licitatório Edital Nº 187/2024, aberto pelo DMAE no ano passado, que incluiu ainda o Pregão Eletrônico Nº 069/2024.
Atualmente a frota do DMAE é de 101 veículos, sendo que a maioria, 65, são veículos leves e utilitários, além, de 29 caminhões e 7 retroescavadeiras.
Em 2023 a frota de veículos leves foi renovada com a aquisição de 10 veículos novos e 10 alugados.