DiversosNotíciasPolítica

Recursos destinados à Equoterapia permitem ampliação do atendimento a novos praticantes

emenda parlamentar
O Atendimento equoterápico é destinado a todo tipo de público, desde crianças a partir dos três anos, jovens, adultos e idosos – foto Jenniffer Peres

Recentemente, o presidente da Câmara Municipal, vereador Douglas Dofu (União Brasil), fez uma visita à Associação de Equoterapia de Poços de Caldas, com sede no Haras Clube do Cavalo, Jardim Philadelphia.

O objetivo foi levar à equipe responsável pelo projeto a notícia do encaminhamento de recursos para o trabalho realizado, através de emenda parlamentar solicitada pelo vereador ao deputado estadual Rodrigo Lopes. O valor destinado, de R$ 120 mil, permitirá a ampliação das sessões, com atendimento a novos praticantes.

A Associação foi fundada em outubro de 2018 e possui uma equipe multidisciplinar e interdisciplinar, com profissionais capacitados pela ANDE-Brasil (Associação Nacional de Equoterapia).

O trabalho é desenvolvido por psicólogos, fisioterapeutas, educadores físicos, psicopedagogo, médico veterinário, equitadores, além de estagiários da PUC e voluntários nas áreas de Saúde, Educação e Equitação.

Cristiane Figueiredo, psicóloga, fundadora e administradora do projeto, conta que o atendimento equoterápico é destinado a todo tipo de público, desde crianças a partir dos três anos, jovens, adultos e até idosos, onde todos deverão ter um encaminhamento médico atestando aptidão para a prática de Equoterapia. “Atualmente, a Associação de Equoterapia Poços de Caldas conta com apoio do SUS, apadrinhamentos, patrocinadores e atendimentos particulares. Temos como objetivo suprir as necessidades do ser humano, através de uma atividade extracurricular que suplementa em todas as áreas de Saúde, proporcionando ao praticante um espaço físico acolhedor e significativo para o processo do seu desenvolvimento. O intuito é atender toda a demanda da população necessitada, promovendo, assim, qualidade de vida para os envolvidos”, ressalta.

A psicóloga comenta sobre os recursos recebidos. “Nosso plano para com este aporte de investimento é realizar uma média de 800 a 1000 sessões de Equoterapia aos novos praticantes, no período de 10 meses”, afirma.

Para o vereador Douglas Dofu, a Associação Equoterapia Poços de Caldas realiza um excelente trabalho de reabilitação, com melhorias significativas na qualidade de vida dos pacientes, em especial das crianças. “Diante de tantos benefícios proporcionados pela Equoterapia, o trabalho desenvolvido aqui em Poços de Caldas precisa ser valorizado e ampliado para atender mais crianças. Então, pedi recursos através de emenda parlamentar ao nosso deputado Rodrigo Lopes  para atender a uma causa tão importante”, destaca.

Cristiane reforça a importância das sessões de Equoterapia. “A Equoterapia emprega o cavalo como o ‘terapeuta’ promotor de ganhos qualitativos e quantitativos. Quando o cavalo realiza seu movimento ao passo, possui o andar muito similar ao ser humano, devido ao seu movimento tridimensional. Dessa forma, o praticante recebe estímulos proprioceptivos de estruturas articulares, musculares e tendinosos, contribuindo para o desenvolvimento da força, resistência, tônus muscular, relaxamento, consciência corporal, aperfeiçoamento da coordenação motora global, do equilíbrio, dentre outros. A vivência do ser humano com o cavalo, desde os primeiros contatos, incluindo os cuidados básicos como escovar e alimentar, o ato de montar e o manuseio final, proporciona ao praticante novas formas de socialização, melhora da autoestima, da autonomia, da confiança e da segurança”, finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.