REDEX fecha o primeiro semestre com mais de R$ 777 milhões em exportações
Até junho de 2020, as exportações dos REDEX – Recintos Especiais para Despacho Aduaneiro de Exportação da jurisdição de Poços de Caldas totalizaram R$ 777.119.486.
São dois Recintos de Exportação localizados um na cidade de Poços de Caldas e o outro em Guaxupé. A maior parte das exportações é de café, mas também foram exportados minerais e outros tipos de cereais, como soja, por exemplo.
O objetivo do REDEX é otimizar o controle de liberação das cargas para o comércio exterior com diversas vantagens para os exportadores, principalmente a agilidade no desembaraço aduaneiro, porque reduz o tempo de espera nos portos. Além disso, o Recinto em Poços de Caldas tem uma grande importância para fomentar a economia local, já que a circulação de cargas gera empregos diretos e indiretos.
O Delegado da Receita Federal em Poços de Caldas, auditor-fiscal Michel Lopes Teodoro, destaca que “as verificações efetuadas neste recinto, pelos Auditores-Fiscais, dão grande celeridade às exportações, pois a liberação é efetuada imediatamente. Consequentemente, essa agilidade na inspeção e na autorização para exportação diminui os custos de armazenagem e também reduz, drasticamente, as filas de espera nos portos”.
A Receita Federal informa que tanto o REDEX em Poços de Caldas quanto o de Guaxupé podem ser utilizados por quaisquer empresas que tenham interesse em exportar, independentemente de suas localizações. A intenção é aumentar, ainda mais, o fluxo de exportação nos próximos anos.