Regional de Saúde confirma presença de variantes da COVID-19 em Poços
Na manhã desta sexta-feira (28), a Regional de Saúde de Pouso Alegre notificou oficialmente que na cidade de Poços de Caldas foram encontradas em amostras de pacientes, casos de variantes do novo coronavírus.
Até o momento, amostras de três pacientes foram confirmadas. Dois com a variante “P.1.” e um com a variante “P.2.”.
A variante P.2. surgiu no estado do Rio de Janeiro e, até o momento, não é apontada como uma VOC (Variante de Atenção). A variante P.1. tem sido amplamente detectada no Brasil, sendo uma das variantes com maior frequência de detecção, a partir do segundo semestre de 2020.
A variante “P.1.”, foi detectada em um paciente do sexo masculino de 36 anos e em uma paciente de 52 anos que veio a óbito dia 15/04.
Já com a “P.2., foi identificada em uma amostra de um paciente do sexo masculino de 31 anos de idade.
A Vigilância Epidemiológica continua a realização de busca ativa dos pacientes para notificação e mais informações.
O QUE É UMA VARIANTE?
Quando ocorrem mutações específicas, estas podem estabelecer uma nova linhagem do vírus em circulação. O coronavírus pode continuar sofrendo mutações adicionais gerando diferenças dentro da mesma linhagem. Quando isso acontece, caracteriza-se como uma nova variante daquele vírus.
PREVENÇÃO
Frente a detecção de variantes em Poços e na região Sul de Minas, novamente a Secretaria Municipal de Saúde pede conscientização por parte de toda população. Use máscaras e não aglomere!