Rei Momo recebe a chave da cidade e comanda a folia até terça-feira

Poços de Caldas (MG) – O novo Rei Momo do Carnaval 2026 em Poços de Caldas, Tamir Dias foi coroado oficialmente na tarde desta sexta-feira, 13, durante a entrega simbólica da cidade na escadaria do antigo prédio da Prefeitura, no centro da cidade.
A abertura contou com presença tradicional da Charanga dos Artistas, que em 2026 celebra 25 anos de história e marcará presença levando muita alegria, acompanhada dos tradicionais Bonecos.
Após a entrega da chave, o Rei Momo participou do tradicional cortejo com a Banda do Miguelzinho até o Parque José Affonso Junqueira.
Neste ano, o Rei Momo foi escolhido por meio de votação nas redes sociais. O candidato Altamir Dias da Silva, o Tamir, foi o mais votado, com 80% da preferência do público. Ele recebeu 27.614 do total de 34.518 votos, reforçando o envolvimento da comunidade com uma das manifestações culturais mais tradicionais do município. “É uma alegria representar Poços de Caldas como Rei Momo, estando no Carnaval já há mais de 40 anos. Essa é a minha grande paixão”, destaca.
Momo
Uma das figuras mais emblemáticas do Carnaval, o Rei Momo é o símbolo da irreverência na folia. A origem do nome da majestade da festa remonta à mitologia grega, à deusa Momo, personificação da ironia. Desde o século XVI, encontram-se referências ao Rei Momo em celebrações na Espanha. Ele aparece também como rei da folia em diversas tradições nos séculos seguintes. A primeira personificação do Rei Momo no Brasil é de 1910, em uma opereta de Benjamin de Oliveira.
Mas foi somente na década de 1930, que o Rei Momo despontou como a figura carnavalesca que conhecemos na atualidade. Em 1933, um grupo de jornalistas do periódico A Noite, do Rio de Janeiro, criou um boneco de papelão para desfilar pela então capital da República e, ao fim, ser coroado em um trono e liderar a folia. No ano seguinte, a equipe decidiu substituir o boneco de papelão por uma pessoa real: o cronista Francisco de Moraes Cardoso. Seu reinado momesco durou até sua morte, em 1948. A tradição do Rei Momo se solidificou no Rio de Janeiro e se espalhou para outras cidades do Brasil, como Poços de Caldas.
Programação
Em 2026, a programação está recheada de atividades para atender aos mais variados gostos, em diferentes pontos da cidade, como Praça Dom Pedro II, Praça Pedro Sanches, Parque José Affonso Junqueira, Praça do Museu, Cascatinha, Praça Getúlio Vargas e Country Club. Entre as atrações, destaque para a Charanga dos Artistas, Frevo na Fobica, Banda do Lira, Carnabebê, Banho à Fantasia, além de shows e desfiles de blocos de rua.





