Represa do Cipó pode ter capacidade aumentada
A Represa do Cipó poderá ter a capacidade de armazenamento aumentada. A informação foi divulgada durante uma visita técnica realizada no início da semana pelo vice-prefeito, Nizar El Katib, o presidente da DME Participações, João Deom, além de diretores do DME e secretários municipais.
O gerente de geração , Flávio José de Azevedo, esclareceu que a DMED desenvolve estudos para um possível alteamento do nível da barragem, ou seja elevar o nível do reservatório, que passará da capacidade atual de 36 milhões de m³ para mais de 40 milhões de m³, obtendo um aumento não apenas da energia gerada na cascata de usinas, como também da disponibilidade de água para consumo em geral.
A Represa do Cipó está localizada junto ao Ribeirão do Cipó / Rio das Antas / Rio Pardo, afluentes do Rio Grande. Os presentes tiveram a oportunidade de participar de um passeio de barco pelo local.
A Represa foi inaugurada em 23 de maio de 1999. Essa obra, realizada pela DME Distribuição, tem a finalidade de regularizar a vazão do Rio das Antas e também permite a captação de 400 l/s de água para tratamento.
A barragem tem 400m de extensão e 27m de altura. Foi construída no sistema de aterro compactado e o lago é formado por aproximadamente 32 milhões de metros cúbicos de água.