Roberto Tereziano é condecorado com a Comenda Dom Pedro II

O jornalista e historiador, Roberto Tereziano, recebeu neta terça-feira, 5, a Comenda Dom Pedro II ao jornalista Roberto Tereziano. A condecoração concedida pelo prefeito Paulo Ney marcou a solenidade de abertura do Seminário Escuta Necessária para uma Educação Antirracista Plural, realizado durante todo o dia, no Espaço Cultural da Urca, em Poços de Caldas-MG.
Criada por ocasião dos 150 anos de Poços de Caldas, a Comenda Dom Pedro II celebra as pessoas que se destacaram e contribuíram, direta ou indiretamente, para o desenvolvimento de Poços de Caldas, através da prestação de relevantes serviços nos setores industrial, tecnológico, educacional, cultural, esportivo, comercial, assistencial, empresarial ou outro.
Como participou da Comissão da Comenda, no ano do sesquicentenário da cidade, o jornalista e historiador não pôde receber a honraria durante os festejos dos 150 anos. “Nada mais justo que agraciar o grande amigo Roberto Tereziano com a mais alta honraria da Prefeitura, a Comenda Dom Pedro II. Ele é a história viva da nossa cidade, referência no jornalismo, na cultura e no movimento negro. Aproveitamos a realização do seminário de educação antirracista para celebrar toda a relevância do Tereziano para o município e região”, destacou o prefeito Paulo Ney.
Nascido em 17 de setembro de 1954, Roberto Tereziano é poços-caldense e o quinto filho de uma família de dez irmãos. Jornalista, historiador, ator e poeta, precisou interromper os estudos para trabalhar e ajudar no sustento da casa. Iniciou sua carreira jornalística publicando poesias e crônicas e críticas de arte.
Fez cursos de crítica cinematográfica, história do cinema e edição de vídeo, colaborou com jornais, foi redator de rádios e correspondentes de várias emissoras de TV. Implantou, junto com Oswaldo Navarro, a TV Poços, primeira emissora de Poços de Caldas. Foi correspondente da EPTV Sul de Minas, ainda na época do MGTV e, durante 10 anos, foi apresentador do Jornal do Meio Dia da TV PLAN.
Em 2016, participou da fundação do Portal de Notícias Poçoscom.com, colaborando com textos sobre a Cultura e a História de Poços de Caldas. Atualmente, aos 70 anos de idade, é proprietário de uma produtora de TV. Como pesquisador de história, fez extensão em cultura africana e em antropologia e arqueologia no ensino da História.

Já realizou centenas de palestras sobre a história de Poços de Caldas, do Brasil, especialmente sobre a Inconfidência, negritude e comunicação social. Representou o município de Poços de Caldas no Movimento de Cultura Popular de Minas Gerais, fazendo parte da comissão de assuntos negros.
Além disso, participou por vários anos do Feconezu, o Festival Comunitário Negro Zumbi e, inclusive, teve uma expressiva contribuição no tombamento da Serra da Barriga, local do histórico Quilombo dos Palmares. Pela relevância de seu trabalho na preservação das raízes da cultura negra, foi homenageado pela Câmara Municipal em 2017. Atualmente, é também membro da Rede da Igualdade Racial de Poços de Caldas.