Santa Casa recebe dois novos aparelhos de ultrassom
A Santa Casa de Poços de Caldas passa a contar com dois novos aparelhos de ultrassom. Um equipamento foi comprado pela própria instituição e outro foi doado pela PUC Minas – Campus de Poços de Caldas.
A Santa Casa comprou um ultrassom portátil, de última geração, modelo Sonosite M-Turbo C, que já está sendo utilizado no Centro Cirúrgico.
O equipamento será fundamental nos bloqueios de nervos realizados pelos anestesistas e também será usado pela Dra Mariana Oliveira nos pacientes atendidos pela Clínica da Dor.
O diretor técnico do Hospital, Dr. Alberto Volponi, explica quais os benefícios da Santa Casa ter adquirido um ultrassom de última geração como esse. “Adquirimos esse ultrassom portátil, de última geração, um Sonosite M- Turbo C, que é um aparelho que vai ter uma utilidade extremamente grande no Centro Cirúrgico. Os anestesistas poderão fazer bloqueios de plexo braquial, bloqueio de nervos, procedimentos que reduzem, inclusive, o uso de anestesia. Nós precisávamos de um aparelho com essa capacidade”, relata Dr. Alberto, que lembra ainda a grande utilidade desse ultrassom na Clínica da Dor.
“Ele também será útil para fazer acessos venosos e também para fazer procedimentos de bloqueio de dor. Hoje nós temos a Dra. Mariana Oliveira que faz esse bloqueios em nossa nova Clínica da Dor. Por tudo isso, esse equipamento vai ser útil em uma grande escala no Centro Cirúrgico. É um aparelho que tem um custo alto, mas realmente com uma utilidade muito grande. Sem dúvidas, é um avanço para a instituição”, completa o diretor técnico do Hospital.
Já o equipamento doado pela PUC Minas está sendo utilizado no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do hospital. A demanda partiu da Secretaria de Saúde, que solicitou a compra do equipamento por meio do plano de contrapartida do Curso de Medicina do Campus com a cidade.
De acordo com o diretor superintendente da Santa Casa, Ricardo de Sá, o aparelho permitirá que os médicos consigam um diagnóstico em tempo hábil e real, cada vez mais preciso, para os pacientes do Centro de Terapia Intensiva. “Esse equipamento torna-se um diferencial, importante e necessário, já que nós temos hoje 20 leitos de CTI, e agora conseguiremos fazer um padrão de exames que antes não fazíamos”, avalia o superintendente.
A parceria entre a PUC Minas e a Secretaria de Saúde do município, que teve início logo na implantação da Universidade na cidade, é importante tanto para os pacientes que são atendidos nas unidades de saúde do SUS, quanto para os alunos, que têm a oportunidade de fazer os estágios e aulas práticas nesses locais, afirma o pró-reitor adjunto da Universidade, professor Iran Calixto Abrão. “Por meio da contrapartida do Curso de Medicina, a Secretaria de Saúde passa as solicitações dessas unidades de saúde para a PUC e nós providenciamos a compra dos equipamentos, que são necessários para melhorar cada vez mais o atendimento à população”, afirma o pró-reitor.