Santa Casa recebe medicamentos para pacientes com Covid-19
A Santa Casa de Poços de Caldas recebeu esta semana uma doação de três medicamentos utilizados no tratamento de pacientes internados no CTI e também para pacientes com Covid-19. A doação avaliada em mais de R$ 30 mil foi feita pelo Governo de Minas a pedido do vereador Kleber Silva (Novo).
Ao todo foram enviadas 1.200 unidade do medicamento Atracúrio, utilizado para a sedação do paciente durante a intubação endotraqueal e ventilação artificial. Também foram enviadas 5 mil unidades de Midazolam e ainda 7 mil unidades de Fentanil, ambos também utilizados na sedação de pacientes e na sedação.
”São medicamentos essenciais para pacientes de CTI e pacientes com Covid-19. Foi de extrema importância para a Santa Casa e principalmente agora com a abertura de mais 10 novos leitos estes medicamentos chegaram em um momento muito importante para nós,” destacou a Daniela Valente, farmacêutica responsável técnica da Santa Casa
De acordo com o superintendente do hospital, Ricardo de Sá, a doação veio em um importante momento em que há muita demanda no mercado por conta do aumento dos casos de Covid-19 e consequentemente uma elevação no valor. “Não estamos encontrando facilmente estes medicamentos no mercado, nossos estoque chegaram a zerar e através do vereador Kleber, conseguimos junto ao Depósito Central de Medicamento da Secretaria de Estado de Saúde, uma partilha muito boa para darmos continuidade ao tratamento dos pacientes com Covid-19. Todos os hospitais do Brasil estão tendo dificuldade em encontrar os medicamentos,” disse o superintendente.
Segundo o vereador, os medicamentos durarão aproximadamente 45 dias e serão utilizados em caso de necessidade de sedação e melhora da ventilação mecânica. “Pude detectar durante visita ao hospital, junto ao superintendente Ricardo Sá, a falta de vários medicamentos utilizados no tratamento da COVID-19, pois com aumento dos casos em todos Brasil muitos destes medicamentos encontram-se em falta para compra através de toda área médica”, ressalta.
Kleber Silva diz que tem feito visitas à Santa Casa, a fim de acompanhar as principais demandas. “Desde o início de meu mandato, tenho visitado a Santa Casa de nossa cidade, geralmente de 15 em 15 dias, pois todos nós poços-caldenses sabemos da importância dessa entidade. Estamos vivendo um período muito difícil e é preciso, no que cabe ao papel do vereador, auxiliar nossos hospitais e demais entidades da saúde”, finalizou.