Saúde detecta 37 focos do mosquito da Dengue em Poços
A Secretaria Municipal de Saúde de Poços de Caldas-MG divulgou nesta quarta-feira, 30, o resultado do 4º Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) deste ano.
O levantamento realizado entre os dias 21 e 25 de outubro revelou a presença de 37 focos positivos do mosquito em 35 dos 3.210 imóveis vistoriados, entre residências, terrenos baldios, comércios e outros.
O Índice de Infestação Predial (IIP) ficou em 1,1%, um aumento esperado em comparação ao levantamento anterior, realizado em agosto, quando o índice foi de 0,2%.
Essa variação se deve às condições climáticas mais detalhadas para a reprodução do mosquito nesta época do ano, com o aumento das temperaturas e o fim do período de seca.
Dos focos identificados, 88,6% estavam em imóveis residenciais. Entre os criadores mais comuns, 37,8% estavam em depósitos de água móveis, como vasos de plantas, frascos plásticos, pingadeiras, recipientes de gelo de geladeiras e bebedouros de animais. Outros 32,4% foram encontrados em depósitos de água passíveis de remoção, como pneus, lixo, sucatas e entulhos.
As regiões Leste, Centro-Leste e Sul foram as mais afetadas, com índices de infestação de 1,1%, 2,5% e 2,1%, respectivamente.
O resultado do levantamento destacou a importância de ações contínuas para eliminar criadouros e prevenir a prevenção do Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, Zika e Chikungunya, especialmente com a aproximação do período chuvoso.
Lixo em terrenos baldios
A falta de consciência ainda é um problema social enfrentado em Poços de Caldas, bem como nas demais cidades, onde a proliferação da dengue vem aumentando.
Na Rua Bem Bastos, no Bairro Bem Bastos na zona leste da cidade, por exemplo, moradores tem feito o descarte de pneus, carcaças de eletrônicos em um terreno baldio, proporcionando condições ideais para o criadouro do mosquito da Dengue.
Denúncia Alô Saúde
Denúncias de casos como este podem ser feitas diretamente no Alô Saúde pelo telefone/WhatsApp (35) 3114-8127.
Casos confirmados
De acordo com o Painel de Monitoramento de Casos de Dengue da Secretaria de Estado de Saúde, até o momento foram registrados 1.242 casos confirmados de Dengue em Poços de Caldas. A Secretaria segue investigando outros 1.417 casos suspeitos. Segundo o Painel, até o momento não foi confirmado óbito em decorrência da doença.
Ao longo de 2023 foram apenas 27 casos confirmados e também sem mortes em decorrência à Dengue.