DiversosNotíciasSaúdeUtilidade pública

Saúde disponibiliza doses da vacina contra Varicela em Poços

vacinação
As 340 doses estão disponíveis para as crianças menores de 7 anos nas salas de vacina da cidade – foto Fabio Marchetto Agência Minas

Após um período de desabastecimento global, Poços de Caldas recebeu na semana passada, um total de 340 doses da vacina contra varicela. As vacinas serão distribuídas já estão disponíveis nas salas de vacina do município.

O quantitativo recebido é uma parcela reduzida da cota usual, enquanto o Ministério da Saúde trabalha para reestabelecer o envio regular de vacinas.

A pasta federal explicou que a crise teve início em março do ano passado, quando a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão da compra do imunizante para avaliar a nova composição, seguindo decisão adotada também pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA).

Devido aos trâmites regulatórios relacionados a qualidade na produção internacional da vacina, as entregas para o Ministério foram afetadas. Contudo, devido à falta da vacina no mercado nacional e internacional este Ministério vem realizando tratativas para a aquisição de novas doses.

Considerando esse cenário, a distribuição encontra-se contingenciada, resultando no desabastecimento da vacina em alguns estados a partir segundo semestre de 2023, o que fez com que a vacinação contra catapora fosse mais lenta.

A vacina contra catapora segue o esquema vacinal recomendado pelo Ministério da Saúde: a primeira dose deve ser administrada aos 15 meses de idade (tríplice viral + varicela monovalente, ou tetra viral, quando disponível) e a segunda dose, com a varicela monovalente, aos quatro anos de idade.

As crianças podem receber a vacina varicela monovalente até os 6 anos, 11 meses e 29 dias (menores de 7 anos de idade). É fundamental que toda criança até essa idade tenha recebido duas doses de vacina com o componente varicela para garantir uma imunização completa.

Procure a sala de vacina mais próxima e apresente a caderneta de vacinação, o CPF ou o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) da criança no momento da imunização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.