Saúde e MP realizam reunião sobre a ocupação de UTIs por pacientes de outras cidade
O Secretário de Saúde, Carlos Mosconi, a Promotora Dra. Daniela Vieira de Almeida Trevisan e representantes do Comitê Extraordinário Municipal Covid-19 ser reuniram de forma remota na tarde desta quarta-feira, 24, com os diretores das instituições hospitalares da cidade para tomada de decisão em relação ao exponencial aumento da ocupação de leitos de UTI-COVID e a falta de medicação em todo o Estado.
Na ocasião, o Secretário de Saúde levou o questionamento para a Promotora sobre a possibilidade legal de restringir os atendimentos, de outras cidades que não compõem a nossa microrregião (Caldas, Santa Rita de Caldas, Andradas, Albertina, Ipúiuna e Ibitiúra de Minas) momentaneamente, preocupado com a efetiva assistência às pessoas, devido à falta de insumos, principalmente dos medicamentos usados para intubação orotraqueal, que já começam a faltar no município e em âmbito nacional.
A Promotora reafirmou que a cidade não pode negar o atendimento e sugeriu que os municípios façam um remanejamento dessa medicação.
“Fizemos questão de realizar essa reunião com o Ministério Público e diretores dos hospitais, a fim de que nossa posição ficasse bem clara sobre a falta de medicação e de leitos de UTI-COVID. Expliquei na reunião que estamos procurando a aquisição desses medicamentos em todos os níveis e concordamos com a decisão da Promotora de que não deve haver restrição de atendimento aos pacientes”, destacou o Secretário de Saúde, Carlos Mosconi.
Taxa de ocupação de UTI chega a 97,26%
Nesta quinta-feira,25, segundo o Boletim Epidemiológico os pacientes de outras cidades internados nas UTIs dos hospitais da cidade representam 54,79% da taxa de ocupação das unidades, ou seja, dos 71 pacientes internados nas UTIs de Poços, 40 são de outros municípios.
Os pacientes vieram das seguintes cidades: (01) Divinolândia, (04) Santa Rita de Caldas, (01) Campestre, (01) Jacutinga, (01) Vargem Grande do Sul, (07) Ipuiúna, (08) Andradas, (01) Tapiratiba, (01) Cambuí, (03) São João da Boa Vista, (01) Itaúna, (03) Botelhos, (01) Águas da Prata, (01) Governador Valadares, (01) Areado, (01) Belo Horizonte, (01) Muzambinho, (02) Caldas e (01) Wenceslau Braz.
O Boletim de hoje também traz mais dois óbitos. As vítimas são uma paciente de 40 anos e um paciente de 69 anos. Os dois tinham comorbidades.
Como os novos registros o número de mortes causadas pela Covid-19 em Poços chegou a 158.