Saúde inaugura Central de Marcações do Saúde Fila Zero
Foi inaugurada na manhã desta sexta-feira, 12, a Central de Marcações do Programa Saúde Fila Zera. O setor ficará responsável por controlar, monitor e regular o acesso do cidadão aos serviços que são regulados pela secretaria municipal de Saúde.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Thiago Mariano, o objetivo centralizar em um único local todos os setores responsáveis por agendamentos para melhor gestão dos processos de trabalho e maior agilidade no atendimento ao usuário.
A Central de Marcação funciona na Secretaria municipal de Saúde e conta com o trabalho de 38 servidores. A reforma do local foi realizada pela secretaria de obras, através da empresa terceirizada, onde foram realizadas adequações no espaço, pintura e reforma na parte elétrica.
A obra, contou também com o apoio da PUC Minas Poços de Caldas que investiu cerca de R$100 mil, para realização da pintura artística e a compra de todos os móveis e cadeiras.
A inauguração contou com a presença do prefeito Sérgio Azevedo, do secretário de Saúde Thiago Mariano, do secretário adjunto de Saúde Carlos Almeida, do secretário de Governo Paulo Ney de Castro Jr., do ex secretário de saúde Carlos Mosconi, da ex secretária-adjunta de saúde Rosilene Faria, do pró-reitor adjunto da PUC Minas Poços de Caldas, Prof. Dr. Iran Calixto Abrão, da presidente do Conselho Municipal de Saúde Gláucia Boareto e dos vereadores Kleber Silva (Rede) e Wellington Guimarães (União Brasil) representando o legislativo e também os representantes do Hospital Santa Casa e Santa Lúcia, Consórcio Intermunicipal de Saúde Microrregião Alto Rio Pardo – Cismarpa e servidores da saúde.
Durante seu discurso, o prefeito Sérgio Azevedo destacou a inauguração de mais um serviço na saúde de Poços. “Hoje é um momento muito feliz de reunir todos para inaugurarmos a central de marcações, estamos elevando o nível de todos os setores e investindo principalmente na saúde. A central de marcações ajudará a manter o ritmo e manter uma fila transparente e quem sairá ganhando é a população.”
Já o secretário de Saúde, Thiago Mariano falou sobre os benefícios da central para celeridade nos processos de trabalho. “Com este local, a comunicação entre os servidores e os diversos setores da saúde ficará muito mais rápida, mais fluída o que contribuirá para atingirmos nosso objetivo de zerar os procedimentos represados até dezembro de 2022. A informação para os pacientes também será facilitada. Quero enaltecer também o trabalho deixado pelo ex-secretário de Saúde Dr. Mosconi e pela ex-secretária adjunta Rosilene Faria, que deixaram uma equipe comprometida e vários projetos excelentes em andamento na secretaria. ”
De acordo com o vereador Kleber Silva, a criação de uma Central de Marcações tem como referência a PL 143/2021, de minha autoria, que posteriormente se tornou a Lei 9640/2022, que obriga a divulgação das listagens de pacientes que aguardam por consultas com médicos especialistas, exames e cirurgias na rede pública de saúde municipal.