cidadeDiversosMeio AmbienteNotíciasSaúdeUtilidade pública

Saúde reforça medidas de prevenção e faz buscas ativas contra escorpiões

escorpião dentro de vidro
De acordo com a Divisão de Vigilância em Saúde Ambiental, este ano foram registrados 22 acidentes com escorpiões em Poços de Caldas – foto Secom

Poços de Caldas (MG) – Dando sequência aos trabalhos de prevenção contra escorpiões em Poços de Caldas ao longo deste ano, os agentes de endemias seguem com visitas agendadas ao longo da semana em vários bairros da cidade. Segundo a Divisão de Vigilância em Saúde Ambiental, este ano foram registrados 22 acidentes com escorpiões em Poços de Caldas.


Os servidores são devidamente capacitados para orientar a população sobre as principais medidas de prevenção contra animais peçonhentos e estão habilitados a realizar a captura segura de escorpiões, seguindo rigorosamente os protocolos de proteção individual estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Nesta segunda-feira (8), as equipes percorreram os bairros Jardim Europa, Jardim Vitória e Santa Augusta. Já na terça-feira (9), os trabalhos estão sendo realizados nos bairros Jardim América, Jardim Country Club e Vila Cruz.

Na quarta-feira (10), as ações ocorrerão nos bairros Santana e Primavera. Na quinta-feira (11), as equipes estarão no Jardim Del Rey, Dom Bosco e Caio Junqueira. E na sexta-feira (12), nos bairros Aparecida e São Bento. As atividades têm início a partir das 8h30 da manhã.


De acordo com a Divisão de Vigilância em Saúde Ambiental, em 2024 foram registrados 56 acidentes envolvendo escorpiões no município, além de 40 denúncias de aparecimento do aracnídeo no interior de imóveis. Em 2025, até o momento, foram registrados 22 acidentes com escorpiões.

A Secretaria de Saúde reforça a importância de medidas simples que contribuem significativamente para reduzir a incidência de acidentes, entre elas: manter os ambientes limpos e organizados; remover entulhos e restos de construção; vedar portas com “cobrinhas” e instalar telas em ralos, pias e tanques; além de sempre verificar sapatos e roupas antes de utilizá-los.

Em caso de acidente, é fundamental que a vítima procure imediatamente uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou o Hospital Margarita Morales para receber o tratamento adequado. “Nosso trabalho de prevenção é fundamental para reduzir o risco de acidentes com escorpiões no município. As equipes estão percorrendo diversos bairros, orientando os moradores e realizando buscas ativas para identificar possíveis focos. É muito importante que a população colabore mantendo os ambientes limpos, evitando acúmulo de materiais e adotando medidas simples de proteção dentro de casa. Quanto mais cedo somos informados sobre a presença do animal, mais rápida e eficaz é nossa atuação”, alerta Robson Rodrigues dos Santos, supervisor geral do Programa de Controle Vetorial.

E o secretário de Saúde, Dr. Luis Augusto de Faria Cardoso complementa. “A prevenção é sempre o caminho mais eficiente para proteger a população. Contamos com a colaboração de todos para manter os ambientes adequados e acionar a Saúde sempre que necessário.”

As denúncias sobre a presença de escorpiões podem ser feitas ao Alô Saúde, pelo WhatsApp: (35) 3114-8127. A Vigilância Ambiental avaliará cada situação e tomará as medidas necessárias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.