Seringas para vacinação contra Covid-19 são entregues em Poços
Poços de Caldas já conta com seringas e agulhas destinadas à fase inicial da campanha de vacinação contra a Covid-19. O município recebeu do governo estadual 54.710 unidades. As 229 caixas vieram da Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre.
Esta remessa faz parte do primeiro lote de seringas distribuído pelo Governo de Minas na última terça-feira, 12, na Regional de Saúde de Pouso Alegre, que abrange 53 municípios, entre eles Poços de Caldas. Ao todo foram entregues 328 mil unidades, na ocasião o governador Romeu Zema esteve na Regional de Saúde para vistoriar também as câmaras frias onde as vacinas serão armazenadas antes de serem distribuídas para os municípios.
Além das seringas, o Governo de Minas adquiriu 617 câmaras refrigeradas para o armazenamento das vacinas. A estratégia começou a ser elaborada em setembro do ano passado, por meio do Plano de Contingenciamento para Vacinação contra a Covid-19.
Na noite desta quinta-feira, 14, o governador Romeu Zema usou suas redes sociais para divulgar que a vacinação em Minas Gerais terá início na próxima semana, uma vez que toda a logística no Estado está pronta, porém não esclareceu como será o processo, a prioridade e o dia exato.
Já a previsão do Governo Federal é de que a Campanha Nacional de Vacinação comece ainda este mês ou no início de fevereiro. Na primeira etapa, devem ser vacinados idosos, profissionais de saúde e indígenas. Duas vacinas estão aguardando liberação para uso emergencial, temporário e experimental: a Coronavac, desenvolvida pela chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan, e a vacina da AstraZeneca/Oxford, testada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).