Servidores ficam impedidos de usar o Vale Refeição depois de invasão de empresa que presta o serviço
Os cerca de 6 mil servidores municipais da Prefeitura de Poços de Caldas, estão impedidos de usar o Vale Refeição depois que a empresa que presta o serviço foi alvo de uma invasão cibernética.
De acordo com a Secretaria Municipal de Comunicação, a prefeitura foi informada sobre a invasão nesta quinta-feira, 14.
De acordo com a Secom, a empresa Verocard, responsável pelos cartões Refeições utilizados pelos servidores, enviou um comunicado informando que os sistemas foram alvo de um ataque cibernético.
A invasão comprometeu o funcionamento regular dos serviços, impossibilitando transações, consultas de saldo e acesso a outros benefícios nos estabelecimentos conveniados.
Em nota enviada à Prefeitura, a Verocard esclareceu a situação: “O Verocheque Refeições informa que, em virtude de uma invasão através de um ataque cibernético ao sistema institucional da empresa, as operações estão indisponíveis e sem acesso, bem como todos os serviços prestados. Orientamos que os usuários evitem transações com os cartões até que seja restabelecida a normalidade do sistema. Informaremos tão logo haja o restabelecimento. Destacamos que todos os procedimentos judiciais e extrajudiciais cabíveis em função dessa atividade criminosa estão sendo tomados para as devidas apurações. Esperamos normalizar as operações brevemente.”
Com isso, os servidores municipais estão temporariamente sem acesso aos valores disponíveis em seus cartões, gerando inconvenientes nas transações cotidianas. Além disso, a consulta de saldo também estava comprometida, dificultando o controle financeiro dos beneficiários.
A Prefeitura de Poços de Caldas já notificou a Verocard sobre o ocorrido e aguarda o restabelecimento das transações para normalizar a situação. Medidas legais estão sendo adotadas para responsabilizar os autores do ataque cibernético, e a empresa ressaltou que está empenhada em restabelecer os serviços o mais rápido possível.
Diante da situação, a administração municipal orienta os usuários a evitarem novas transações com os cartões até que a normalidade do sistema seja restabelecida. A população será informada sobre quaisquer atualizações assim que a empresa solucionar os problemas decorrentes do ataque cibernético.