CulturaDiversosNotícias

Show beneficente com artistas locais celebra os 115 anos da Santa Casa

A Santa Casa completa 115 anos nesta terça-feira, 19, e para marcar a data serão realizados dois shows na noite desta terça-feira, no Espaço Cultural da Urca com os a participação dos humoristas Paulo Pioli e Miguelzinho com a comédia Êta Fuminho Bão e ainda com a dupla de Caldas, os irmãos  Alysson e Adysson, que ficou famosa pela participação no programa The Voice, da Rede Globo.

Miguelzinho e Paulo Pioli em Êta Fuminho Bão – foto divulgação

Toda a renda arrecadada com o show, que tem início marcado para às 20h,  vai ser revertida para o Hospital. Os ingressos já estão a venda. Eles estão sendo vendidos antecipadamente, no valor de R$3 0, na própria Santa Casa e na Salamê Minguê, que fica na Rua Rio de Janeiro 264.  

Para Paulo Pioli, fazer esse tipo de show beneficente é a coisa mais gratificante que pode ter para um artista. “Eu tenho compromisso de pelo menos três vezes ao ano fazer essa doação. Fizemos a poucos dias para o Lar José Elias, que ajudou muito esse asilo de Botelhos e tenho certeza que não vai ser diferente para Santa Casa. Isso para mim é muito gratificante e é uma coisa que Deus deu para a gente para podermos ajudar, ainda mais em uma data importante que o aniversário do Hospital”, conta o humorista, que atualmente está participando das gravações do filme do comediante Paulinho Gogó.

“Estamos aí partindo para o cinema, que era um sonho antigo, participando das gravações do filme do paulinho Gogó, o Forrest Gump Brasileiro, que já realizou os Farofeiros e agora vem contar a história do próprio Paulinho Gogó, q em que eu e o Giovani Braz estamos tendo o privilégio de participar das filmagens no Rio de Janeiro”, revela Pioli.

História da Santa Casa
Fundada em 19 de fevereiro de 1904, a Santa Casa de Poços de Caldas tem sua história entrelaçada com a solidariedade e o desejo de oferecer à comunidade um espaço adequado para atendimento. No início esta vontade se manifestou através de um grupo benemérito que desejava instalar na cidade um local destinado ao atendimento dos doentes mais pobres, pessoas que não tinham condições de se deslocar para outras cidades, em busca de tratamento.
O primeiro local a abrigar a Santa Casa foi obtido através de doação feita por Dona Maria do Rosário das Dores. Ela repassou para a comunidade uma casa situada na Rua Marquês de Paraná, esquina da Rua Direita – hoje Rua Assis Figueiredo esquina com a Paraíba – para viabilizar a instalação do hospital.
O tempo passou e com ele a necessidade de ampliar a estrutura em que o então Hospital funcionava. Na década de 30, autoridades da época, adquiriram um terreno na Rua XV de Novembro, região central de Poços de Caldas, onde foi construído um prédio maior, de acordo com os padrões da época, com mais leitos e instalação de uma maternidade.
Em 1945, foi iniciada uma grande campanha em toda a cidade para a construção definitiva de um local que pudesse abrigar o hospital que, naquela época, já se tornava referência para inúmeros pacientes da região.
No dia 20 de maio de 1962, com o apoio de autoridades e o trabalho de inúmeras pessoas que abraçaram a causa, o Hospital da Santa Casa passou a funcionar no local onde permanece até hoje, sendo incluído na lista de imóveis que integram o patrimônio Histórico de Poços de Caldas.
A história fundamenta a missão da Santa Casa, a de prestar assistência médica aos pacientes da cidade e também da região, nos mais diversos níveis de complexidade. O trabalho segue norteado pela ética, responsabilidade social, cooperação, humanização e persistência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.