Sindserv cria comissão de servidores para discutir plano de carreira no DMAE
A comissão faz parte do resultado de uma assembleia extraordinária realizada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais – Sindserv, na última quarta-feira, 20, entre os servidores do DMAE. A comissão formada por 11 servidores do DMAE tem como objetivo
O objetivo da entidade sindical é colocar na mesma mesa de reuniões patrão e empregados para que discutam, juntos, as correções a serem feitas no plano de carreiras da categoria. O documento foi criado em 1994 e nunca sofreu atualizações, o que prejudica os servidores.
De acordo com a presidente do Sindserv Marieta Carneiro, há muito tempo se especula sobre os ajustes necessários no plano. Porém, mais de 20 anos depois, nenhuma gestão do Departamento conseguiu atualizar o documento, que ainda prevê o serviço de datilografia.
Ao longo desses 20 anos, pelo menos cinco empresas já foram contratadas para elaborar o documento, onerando o Departamento em milhares de reais, mas nenhum projeto passou pelo crivo da Câmara Municipal.
Recentemente, o Sindserv recebeu informações não oficiais de que o Departamento estaria trabalhando no documento. “Contudo, até o presente momento não recebemos nenhum projeto e, analisando a legislação em vigor, podemos constatar várias irregularidades e inconstitucionalidades. Inclusive, ainda consta na lei a ascensão de cargos, o que não é permitido no serviço público”, pontua.
Durante a assembleia, os cerca de 60 servidores presentes puderam sanar dúvidas e aproveitaram para se queixar sobre as injustiças que ocorrem no processo avaliativo. “Concluímos que existe necessidade de revisão de todo o plano de carreira, adequação da descrição dos cargos, revisão do processo avaliativo, das formas de progressão dos servidores de carreira e, principalmente, a valorização dos servidores de uma forma mais padronizada e que não gere prejuízos a nenhuma categoria. Vamos levar as queixas ao conhecimento do Prefeito Municipal e da diretoria do DMAE para que sejam observadas durante a construção do novo plano”, encerra.