Solenidade marca os 27 anos do 29º Batalhão de Polícia Militar em Poços de Caldas
A Polícia Militar celebrou nesta quinta-feira, 13, os 27 anos do 29º Batalhão de Polícia Militar de Poços de Caldas. A solenidade realizada no teatro do Palace Cassino contou com a presença de autoridades civis e de forças de segurança da cidade e da região.
A história da unidade começa em 6 de novembro de 1993, quando era instalada a 2ª Companhia Independente de Polícia Militar.
Porém, com o rápido crescimento do município, houve a necessidade de elevar a Fração à categoria de Batalhão em 29 de março de 1996, sob Comando do Tenente Coronel José Humberto de Oliveira, primeiro Comandante da nova Unidade.
Atualmente a unidade, que é responsável pelo policialmente de 11 municípios, é comanda pelo tenente coronel Afrânio Tadeu Garcia. “A unidade vem ao longo dos anos conseguindo reduzir os indicadores de criminalidade, que na nossa região sempre foram os mais baixos e hoje estão entre os mais baixos do Estado. Atualmente a coordenação e execução de policiamento é voltada para levar mais segurança para os 310 mil habitantes de toda abrangência do 29º Batalhão”, destacou o comandante do 29º BPM.
O 29º BPM recebe o codinome de “Batalhão das Águas” devido à estância hidromineral, com centenas de fontes e nascentes de origem vulcânica em Poços de Caldas.
A integração entre o Poder Público tem sido essencial para manter a segurança no município. “ Segurança é essencial. Segurança é Essencial, nos nós temos visto ações de todos setores da prefeitura, Guarda Civil Municipal, Demutran e este trabalho em conjunto é muito importante. Temos conversado muito sobre estratégias em ações, investimentos e parcerias,” enfatizou o vice-prefeito Júlio Cesar Freitas.
Redução da criminalidade – 29ª BPM em números
O 29º Batalhão de Polícia Militar tem alcançado números positivos em relação à segurança pública. Em 2022 houve uma redução de 46% no número de homicídios e redução de 32% dos crimes considerados violentos. O 29º BPM alcançou o 3º melhor desempenho em todo Estado de Minas Gerais.
Em 2022, ao todo foram realizadas15.556 operações ostensivas, que resultaram na prisão de 3.184 pessoas e na apreensão de 412 menores de idade, envolvidos em crimes. Além disso a PM recapturou 386 foragidos da Justiça em Poços de Caldas.
No ano passado foram realizadas 320 operações de combate ao tráfico. Na zona rural foram 1.092 operações visando a segurança do homem do campo. E ainda foram realizadas 152 Operações da Lei Seca.
Ao longo do ano foram apreendidas 78 armas de fogo e recuperados 193 veículos furtados no município. O Copom atendeu a 58.038 chamadas via 190.
Ações preventivas
Em relações às ações preventivas realizadas em 2022, a Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica assistiu a 400 mulheres e o Proerd formou 2.125 jovens, que foram orientados sobre os riscos do mundo das drogas.
Para o comandante da 18ª Região de Polícia Militar de Poços de Caldas, coronel Jardel Trajano de Oliveira Gomes, a instalação do 29º Batalhão foi um marco importante na ampliação do atendimento e estrutura da PM no município e região. “O 29º BPM tem uma importância muito grande para Poços de Caldas. Através dele vieram muitas unidades como a 18ª RPM, consequentemente veio o desmembramento para as Companhias de Meio Ambiente e Trânsito e por último a 6ª Brave, que é o policiamento aéreo, essencial para o apoio das operações e ações preventivas. Toda essa estrutura da Policia Militar, que hoje temos na cidade é uma conquista e através dela conseguimos ampliar e melhor a segurança para Poços de Caldas e toda região,” finalizou o coronel Trajano, que foi comandante do 29ª em 2021.