Superlua vai até quinta-feira
Quem deu uma espiada pela janela ontem à noite em Poços de Caldas pode observar e se encantar com a primeira noite da Superlua Rosa. O fenômeno que deixa a lua “maior” vai até a próxima quinta-feira, 9.
O fenômeno da superlua acontece justamente quando a lua está cheia e mais próxima a Terra, ficando maior para nós que a observamos daqui do nosso planeta.
De acordo com a Nasa, agência espacial americana, desta vez a lua está 0,1% mais perto da Terra do que foi no mês de março quando ocorreu uma das primeiras aparições da superlua de 2020.
Ainda segundo a Nasa, quando a Lua está cheia e em seu perigeu (superlua), ela pode parecer até 14% maior e 30% mais brilhante ao ser vista da Terra do que no momento do apogeu.
O termo superlua foi definido em 1979 pelo astrólogo Richard Nolle. Segundo ele uma “superlua” é qualquer lua cheia que ocorre enquanto a Lua está a 90% ou mais de sua maior aproximação da Terra, o chamado Perigeu. Isso faz com que ela pareça até 15% maior e 30% mais brilhante do que o de costume.
O perigeu acontece regularmente a cada 28 dias. Entretanto, a ocorrência da Lua cheia no momento exato é mais rara.
Este ano o fenômeno já aconteceu por duas vezes, em 9 de fevereiro e 9 de março e ainda está prevista mais uma superlua para o dia 7 de maio de 2020.