Tamanduá-bandeira é flagrado na Serra de São Domingos
O ultramaratonista Adilson José Pereira, mais conhecido como Adilson Ligeirinho registrou neste sábado, 14, a presença de um tamanduá-bandeira adulto na vegetação do Parque do Cristo, na Serra de São Domingos, em Poços de Caldas.
O animal adulto foi visto na área em que o atleta realiza um projeto de plantio de mudas de árvores frutíferas ao longo das trilhas do parque.
Plantio de 15 mil mudas
Ligeirinho conta que ficou emocionado e sentiu na responsabilidade de dar continuidade ao plantio de mudas, iniciado em novembro de 2022.
A ideia de reflorestar a serra com árvores nativas e frutíferas surgiu durante os treinos para maratonas e ultramaratonas disputadas pelo atleta.
De acordo com Ligeirinho até o momento já foram plantadas 4 mil mudas de árvores das espécies como jatobá, flamboyant, ipê de todas as cores, ingá, araucária, acácia. O projeto visa o plantio de 15 mil mudas. “A minha intenção é plantar 15 mil mudas, ou até eu conseguir reflorestar tudo”, se anima Ligeirinho.
Ligeirinho torce para a chegada da chuva para que as mudas que já plantou cresçam e se torne árvores frondosas e com alimentos para aves e animais silvestres da serra. “No sábado, eu fiquei muito emocionado quando plantava uma muda e presenciei o tamanduá na mesma área que já plantei as mudas e vejo que o meu trabalho já está surtindo efeito e que um dia vamos poder presenciar mais animais silvestres por aqui”, se emocionou o ultramaratonista ambientalista.