Técnicos da Agência Nacional de Mineração analisam documentos na INB
Técnicos da ANM – Agência Nacional de Mineração, atual órgão responsável pela fiscalização das atividades das barragens no país se reuniram nesta segunda-feira, 19, com o prefeito de Caldas Ailton Goulart, para falar do enquadramento da Barragem D4 (Águas Claras) da Unidade de Descomissionamento da INB, que passou a ser considerada como como nível 1 de emergência, nos termos da Resolução n. 95/2022.
Durante a reunião no gabinete do prefeito, os técnicos ratificaram que não há motivo para pânico. A classificação em nível 1 de segurança do dique da INB não significa que haja risco de rompimento da mesma.
A equipe da ANM, formada pelo Coordenador de Planejamento e Gestão de Barragens de Minera, Claudinei Cruz ; o Geólogo Geotécnico, Fabio leite; o Engenheiro Geotécnico e Flavio Cardoso, veio cumprir uma agenda de dois dias nas dependências da INB, período no qual vão analisar toda a documentação técnica e também a estrutura física da barragem.
De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura de Caldas, o Município segue buscando sempre informações precisas para levar até a população.
A prefeitura vai requerer os resultados da inspeção e assim que o relatório for obtido, o conteúdo será devidamente divulgado.