DiversosEconomiaNotícias

Teleférico será reaberto para o público em abril

O teleférico, um dos principais atrativos turísticos de Poços de Caldas será reaberto para público a partir de abril. O anúncio foi feito durante a apresentação dos projetos do Parque do Cristo pela Citur, empresa responsável pela administração dos pontos turísticos da cidade. O equipamento já está em operação e aguarda alguns ajustes com a Secretaria Municipal de Turismo para reabrir ao público.

O teleférico já está em operação e deve ser reaberto em breve para o público – foto Roni Bispo Poçoscom.com

A apresentação dos projetos vem ocorrendo ao longo da semana e na manhã desta quinta-feira, 30, o encontro foi voltado para representantes do turismo e dos veículos de comunicação de Poços de Caldas.

De acordo com o presidente da Citur (Circuito Integrado de Turismo de Poços de Caldas),  Marcos de Carvalho Dias o teleférico será um dos primeiros atrativos a entrar em operação. “Queremos abrir o mais rápido possível. Está faltando pequenos detalhes por parte da Secretaria Municipal de Turismo. O equipamento está totalmente revisado, pronto e vistoriado com pessoal treinado para o atendimento e inclusive com a contratação de seguro com uma seguradora internacional,” destacou o presidente.

A expectativa é de que a data de reabertura coincida com o feriado da Semana Santa. O bilhete vai custar R$ 60,00 a inteira e R$ 30,00 a meia entrada, que abrange idosos, crianças, estudantes e moradores de Poços de Caldas, mediante a apresentação de um comprovante de endereço e documento de identificação, conforme determina lei municipal que concedeu a concessão dos pontos turísticos à empresa.

Concessão dos pontos turísticos

A empresa Citur foi a vencedora do edital de concessão do circuito turístico integrado de Poços e iniciou oficialmente as operações em 1º de março.  A concessão abrange o complexo do Cristo Redentor, incluindo o teleférico e rampa de voo livre; o Véu das Noivas, a Fonte dos Amores e o Recanto Japonês.

o diretor de operações da Citur, Renato Agostini destacou as ações realizadas até o momento – Foto Roni Bispo

O então Complexo do Cristo Redentor, agora Parque do Cristo, foi um dos primeiros pontos a receber melhorias. No pedestal do Cristo foi aberto um café e construído um deck para a contemplação da paisagem, o que tem atraído ainda mais os visitantes e moradores da cidade ao local. O acesso ao local não é mais permitido no período da noite.

O diretor de operações da Citur, Renato Agostini, também as ações planejadas para o Parque do Cristo.  O antigo restaurante está sendo revitalizado e dará espaço ao Mercado do Cristo, com um chamamento público para artesão e comerciantes que queiram trabalhar no local. “Vamos criar um estacionamento para 600 veículos, um minimercado, onde serão comercializados produtos de empresas de destaque na cidade, como doces tradicionais, azeites, cafés, chopp, artesanatos e outros, e ainda, uma ampla praça de alimentação atrás da estátua do Cristo” ressaltou Agostini.

Ainda dentro do Parque do Cristo, a rampa de voo livre está recebendo melhorias e terá um ambiente para que os visitantes possam receber orientações sobre o esporte e saltar com segurança e também para realização de eventos. Além disso, a longo prazo, a empresa prevê a instalação de um espaço ecumênico, e ambientes para a realização de esportes de aventura, como tirolesa, arvorismo, trilha, pista de skate e um Bike Park .

Cronograma

Dentro cronograma a Fonte dos Amores será o próximo ponto turístico a ser reaberto para o público. O local vem recebendo melhorias, entre elas a limpeza da praça ao lado das fontes. O espaço com 8 mil m2 está sendo  revitalizado, o local vai receber um café. A expectativa, segundo o diretor de operações é que o ponto turístico seja reaberto em maio. Ainda segundo Agostini, o local está sendo preservado para que seja dada continuidade à Retirada dos Caiapós, evento tradicional que faz parte da cultura e história da Festa de São Benedito.

Durante o encontro o presidente da Citur, Marcos Carvalho Dias apresentou o cronograma para a reabertura dos demais pontos turísticos – foto Roni Bispo Poçoscom.com

A rampa de voo livre deve ser reaberta no mês de junho, Já o Recanto Japonês, a expectativa é de que seja reaberto em setembro. O presidente da Citur, informou que uma equipe de marceneiros vem do Japão em junho para reconstruir a Casa do Chá. A previsão é de que o ponto turístico seja reaberto em setembro.

Já o Véu das Noivas, que também será sede do Zoo das Aves deve ser reaberto em 2024. No antigo casarão, onde os artesãos ficavam será construído um restaurante.

Após a apresentação os representantes do turismo e meios comunicação foram convidados a conhecer as melhorias feitas no Parque do Cristo, que incluiu um passeio pelo teleférico.

3 comentários sobre “Teleférico será reaberto para o público em abril

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.