Teleférico volta a funcionar a partir deste sábado
O teleférico de Poços de Caldas foi reaberto ao público na manhã deste sábado, 1º de abril. O equipamento passou por reforma e melhorias, entre elas a revitalização total de 20 cabines e a substituição da fiação elétrica.
Com 1.500 metros de extensão a até 1.686 metros acima do nível do mar, o Teleférico tem origem alemã e foi um dos primeiros a ser implantado no Brasil, começando a funcionar em 1974 a partir da iniciativa pioneira dos irmãos Joel e Juraci Junqueira Ferreira, junto ao sócio Zoca Sarti, que o construíram e o operaram até o final de 2003, quando foi repassado à prefeitura.
Cerca de 20 anos depois, o atrativo volta a ser administrado pela iniciativa privada. “São melhorias que garantem não só a segurança do equipamento, mas também conforto e qualidade para moradores, turistas e visitantes, que voltarão a ter a oportunidade de vivenciar uma das mais tradicionais experiências turísticas encontradas em Poços”, comenta Marcos de Carvalho Dias, presidente da CITUR.
Considerado um dos maiores do país, o teleférico ou o bondinho como é popularmente conhecido, liga o Parque José Affonso Junqueira, no centro, ao topo do Parque da Serra de São Domingos, agora denominado Parque doCristo, que abriga o monumento do Cristo Redentor. Durante o trajeto, é possível apreciar a linda vista da cidade mineira e a bela vegetação que contorna o caminho. O percurso total tem duração de 16 minutos.
O Teleférico estará aberto de terça a domingo, das 9h às 18h, e a tarifa para o passeio completo será de R$ 60,00 por pessoa, sendo aceito pagamento em dinheiro, cartões e PIX. Beneficiários da lei da meia-entrada e moradores de Poços (mediante a apresentação de comprovante de residência) pagam R$ 30,00.