Terra volta a tremer em Poços de Caldas
Um novo tremor de terra foi registrado no início da noite desta terça-feira, 17, e gerou preocupação nos moradores de Poços de Caldas. O evento foi registrado pelo Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UNB) às 18h29, horário de Brasília, com magnitude de 2.2 graus na escala Richter. O epicentro foi a 8 km da cidade, mas o abalo foi sentido em vários bairros das regiões oeste, sul e leste e parte da área central.
De acordo com o professor e chefe do Observatório Sismológico de Brasília, Marcelo Peres Rocha, que falou com exclusividade à reportagem do Poçoscom.com, o evento sismológico deve estar relacionado à liberação de energia de esforços tectônicos acumulados, mas é difícil precisar a causa do tremor sem estudos mais aprofundados. Um abalo de 2.2 graus na escala Richter é considerado de magnitude baixa. “Esses eventos são normais do ponto de vista da evolução geológica. Não há necessidade de pânico”, tranquilizou o chefe do Observatório Sismológico de Brasília.
Moradores de diversos bairros relataram ter sentido o tremor como Jardim Ginásio, Country Club, Campo das Aroeiras, Campo das Antas, Jardim Dr. Otoni, Maria Imaculada, Jardim Europa, Vila Togni, São Bento, Paraíso, Tiradentes, Jardim Kennedy, Conjunto Habitacional, Parque das Nações, Jardim Esperança, Santa Lúcia, Jardim Vitória, Quisisana, Santa Ângela, São José, Santa Maria, Hortênsias, Jardim São Paulo e Monte Verde.
Em janeiro de 2017, o Observatório Sismológico de Brasília registrou um tremor de terra com intensidade maior em Poços de Caldas. No dia 17 de janeiro do ano passado, o evento teve uma magnitude de 3.2 graus na escala Richter, com uma profundidade 5.
Os tremores de terra em Poços de Caldas vêm sendo registrados desde o século XIX. O primeiro tremor registrado oficialmente em Poços de Caldas foi em 1882, com uma escala de 3 graus. O mais forte de todos ocorreu em 195,0 com uma magnitude de 3.9 graus na escala Richter.
Outros parecidos com o desta terça-feira foram registrados na década de 90. Em 1995 foi sentido um tremor na magnitude 2.1 e em 1994 um outro mais forte, de 2.2.
Mais informações nos site do Observatório Sismológico de Brasília, no endereço www.obsis.unb.br.