cidadeDiversosEconomiaMeio AmbienteNotícias

Terras Raras: Meteoric inaugura planta piloto de terras raras e inicia nova fase do Projeto Caldeira

inauguração da planta piloto do projeto caldeiras terras raras
Durante a inauguração, Stuart Gale, CEO da Meteoric falou sobre a importância do início da operação da planta piloto de processamento de terras raras – foto Roni Bispo

Poços de Caldas (MG) – A Meteoric inaugurou nesta sexta-feira, 12, a planta piloto de processamento de terras raras do Projeto Caldeira. O laboratório está instalado no Centro de Inovação e Pesquisa da Meteoric, em Poços de Caldas (MG) e representa um dos passos mais importantes para o desenvolvimento da futura operação em Caldas (MG).


Com capacidade para processar 25 kg de argila iônica por hora, a planta-piloto reúne todas as etapas necessárias para transformar o minério extraído em carbonato misto de terras raras, incluindo lixiviação, remoção de impurezas, circuito CCD, precipitação e filtração.

A estrutura permitirá validar em escala real o processo de produção de terras raras, considerado um material estratégico para setores de alta tecnologia e também para a transição energética. A expectativa é que a primeira produção seja feita ainda neste ano, uma vez que a conclusão dos comissionamentos aconteceu entre outubro e novembro.

“Esta inauguração representa muito mais do que o início da operação da planta. É um marco para a Meteoric e para a cadeia de materiais críticos no Brasil. Estamos entrando em uma nova fase do Projeto Caldeira, agora com dados concretos que irão embasar o estudo de viabilidade e abrir portas para futuros parceiros comerciais”, afirma Stuart Gale, CEO da Meteoric.


Ao longo dos últimos meses, a empresa concluiu todo o treinamento da equipe responsável pela operação e testou integralmente cada etapa do processo. A planta piloto também será usada para aprofundar estudos de rotas de separação de terras raras, como extração por solventes e novas tecnologias que podem ampliar a capacidade de agregar valor ao produto no país.

O investimento feito na estrutura é de aproximadamente 1,5 milhão de dólares australianos e serão produzidos 455 quilos de carbonato de terras raras por ano. Os dados gerados pela planta serão incorporados ao Estudo de Viabilidade Definitiva, etapa decisiva para a implantação da planta industrial.

 

O Projeto Caldeira

O Projeto Caldeira visa extrair terras raras em Caldas, no Sul de Minas Gerais. O objetivo é produzir concentrado de terras raras para atender às necessidades de produtos utilizados na transição energética e tecnologias modernas.
Esses materiais são utilizados na fabricação de diversos produtos como telas de celulares, computadores e notebooks, equipamentos médicos e odontológicos, ímãs especiais, motores de carros elétricos e de geradores de energia eólica, entre outros.

A Meteoric

A Meteoric Resources é uma empresa australiana de prospecção e pesquisa mineral focada na identificação e desenvolvimento de projetos minerários.
No Brasil, a Meteoric desenvolve o Projeto Caldeira, para a produção de terras raras a partir de argila iônica em Caldas-MG, na região sul do estado de Minas Gerais.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.