Time de futsal é desclassificado após ato de racismo durante Jogos Escolares em Andradas
O time de Futsal do Instituto de Educação Alfa foi desclassificado pela Comissão Organizadora da 22ª edição dos Jogos Escolares de Andradas. A equipe foi punida pelo ato de racismo cometido por uma estudante do colégio durante a final do Futsal – Módulo II.
A Comissão Organizadora composta por representantes das escolas participantes do evento juntamente com a equipe da Seção de Lazer Pró-Vida, decidiu pela desclassificação e também pela suspensão da participação da instituição no evento de premiação, realizado nesta terça-feira, 23 de abril. A escola campeã na modalidade foi a Escola Estadual Dr. Alcides Mosconi.
O ato de racismo ocorrido durante a final dos Jogos Escolares ocorreu na manhã desta segunda-feira, 22, e mobilizou atletas, comissão técnica contra ofensa racial sofrida por um dos alunos da Escola Estadual Dr. Alcides Mosconi.
A ofensa racial partiu de uma estudante de uma escola particular, que estava na torcida durante a partida de futsal entre o Colégio Alfa X Escola Estadual Dr. Alcides Mosconi, no poliesportivo Risoleta Tolentino Neves.
A ofensa racial veio à tona após a circulação de um vídeo nas redes sociais em que a estudante debocha do time adversário e grita “chora preto”.
Indignados com o ato da estudante, os atletas e os integrantes das comissões técnicas das escolas emitiram uma nota de repúdio contra o racismo, inclusive a escola particular onde a estudante estuda.
O coordenador regional dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), Carlos Alberto dos Santos disse que também repudia qualquer tipo de ofensa racial, ato de racismo ou preconceito racial dentro e fora das quadras e se solidariza aos alunos e as comissões técnicas que também repudiaram a atitude da estudante.
Nesta terça-feira, a Prefeitura de Andradas também emitiu uma nota de repúdio contra a atitude da estudante.
“A Prefeitura Municipal de Andradas torna público que repudia veementemente as manifestações de cunho racista, ocorridas durante a disputa dos Jogos Escolares na última segunda-feira, 22 de abril.
Informa ainda que tem se empenhado na promoção de campeonatos esportivos, entendendo a importância do esporte como ferramenta de inclusão, igualdade, diversidade, desenvolvimento físico e intelectual.
Finaliza, fazendo um apelo aos pais, responsáveis e instituições de ensino para que caminhem juntos, no esforço de promover ações de inclusão, igualdade e diversidade, trabalhando mutuamente para continuarmos a ter uma sociedade mais justa e fraterna.”
Premiação
A premiação da 22ª edição dos Jogos escolares ocorreu nesta terça-feira, sem a presença das equipes do Instituto de Educação Alfa.
FUTSAL MASCULINO MÓDULO I
– Artilheiro: Leonardo Rui, com 07 gols, Colégio Ultra
– Defesa Menos Vazada: Henrico Costa, com 08 gols, Colégio Ultra
– Equipe 3ª colocada: Escola Estadual Daniel Ribeiro Moggi
– Equipe Vice-Campeã: Escola Estadual Cel. João Mosconi
– Escola Campeã: Colégio Ultra
FUTSAL MASCULINO MÓDULO II
– Artilheiro: Daniel Manguci, com 15 gols, Colégio Junqueira
– Defesa Menos Vazada: Caíque e Henrico, com 06 gols, da Escola Estadual Dr. Alcides Mosconi
– Equipe 3ª colocada: Colégio Ultra
– Equipe Vice-Campeã: Colégio Junqueira
– Escola Campeã: Escola Estadual Dr. Alcides Mosconi
VOLEIBOL FEMININO MÓDULO I
– Equipe 3ª colocada: Escola Estadual Dr. Edmundo Vieira
– Equipe Vice-Campeã: Colégio Ultra
– Escola Campeã: Instituto de Educação Alfa
VOLEIBOL FEMININO MÓDULO II
– Equipe 3ª colocada: Instituto de Educação Alfa
– Equipe Vice-Campeã: Colégio Ultra
– Escola Campeã: Escola Estadual Dr. Alcides Mosconi
HANDEBOL FEMININO MÓDULO I
– Artilheira: Isabela Barbosa, Colégio Junqueira
– Defesa Menos Vazada: Carol, Colégio Junqueira
– Equipe Vice-Campeã: Instituto de Educação Alfa
– Escola Campeã: Colégio Junqueira