TJMG participa do II Encontro da Rede Mineira de Laboratórios de Inovação
A 3ª vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta, representou o presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, na abertura do II Encontro da Rede Mineira de Laboratórios de Inovação, promovido nesta quinta-feira (19/10) na sede do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG).
O evento, que segue até esta sexta-feira (20/10), também comemora o Dia de Inovação Ada Lovelace, data criada pelo TCEMG com objetivo de incentivar a cultura da inovação. Na abertura do encontro foi realizado o lançamento da revista “Banco de Soluções da Rede Mineira de Laboratórios de Inovação”.
Em seu discurso na abertura do encontro, a 3ª vice-presidente do TJMG, desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta, falou sobre a importância da inovação e da tecnologia para favorecer o jurisdicionado, considerando os objetivos da Rede Mineira de Laboratórios de Inovação, lançada em 2022, e que conta com 17 membros, ligados aos setores público e privado de Minas.
“A inovação e a evolução são chaves para um futuro mais promissor. A inovação é um fator crucial no avanço de qualquer instituição, desempenhando um papel fundamental na melhoria dos serviços prestados à sociedade civil. O TJMG desenvolve um papel fundamental na garantia do acesso à Justiça, proporcionando resoluções eficazes e consensuais para os conflitos da sociedade. Para atingir esse objetivo, a inovação deve ser vista e aplicada como uma aliada poderosa na desjudicialização e nas respostas mais rápidas aos conflitos que chegam ao Poder Judiciário”, disse a magistrada.
O presidente do TCEMG, conselheiro Gilberto Pinto Monteiro Diniz, também falou sobre a relevância da Rede Mineira para a causa pública, e citou os propósitos do encontro de fomentar a discussão e a reflexão sobre a cultura da inovação.
“A inovação é a transformação dos métodos de trabalho da organização, o alinhamento às novas tecnologias e tendências, o aumento de produtividade, a otimização dos processos, a redução de custos e a melhoria da relação com os beneficiários dos serviços que prestamos. Nos dias atuais, a informação é um ativo intangível de inegável valor, não sendo diferente para as entidades do Poder Público”, afirmou o presidente do TCEMG.
Programação
A palestra de abertura desta quinta-feira (19) foi proferida pelo advogado e professor Dierle Nunes e abordou o tema “Virada Tecnológica no Direito: Alguns Impactos da Inteligência Artificial na Compreensão e Mudança no Sistema Jurídico”.
Na parte da tarde, os presentes participaram de oficinas que abordaram assuntos como alfabetização de dados e técnicas para elaborar uma apresentação objetiva. Uma terceira oficina foi realizada pelas laboratoristas do UAILab do TJMG, Júlia Cândido Vieira e Eduarda Perdigão Coura.
Na sexta-feira (20), a programação segue com as palestras “As potencialidades da ciência comportamental aplicada para lidar com problemas”; “Compartilhamento de laboratório como instrumento de incentivo à inovação”; e “Inove como um artista”.
O evento terá ainda as seguintes oficinas: “Gente que faz: decifrando as Soft Skills do código humano para a inovação pública”, ministrada pelas laboratoristas do UAILab, Gisele Luiza Soares e Júlia Cândido Vieira; “Como conduzir oficina de design thinking de forma híbrida”, pela laboratorista Ana Elisa Mendes de Paula e pelo servidor José Fernando Barros e Silva, ambos do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6); e “Como tornar documentos públicos compreensíveis através de ferramentas visuais”, pelo servidor Arnaldo Pedrosa Ribeiro de Barros, do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).
Dia da Inovação
O Dia da Inovação Ada Lovelace foi instituído pelo TCEMG por meio da Portaria Presidencial nº 51/2019. Ele celebra a importância da matemática e escritora inglesa Ada Lovelace para a história da tecnologia, reconhecida como a primeira programadora de computadores da história.
Presenças
A mesa de honra do II Encontro da Rede Mineira de Laboratórios de Inovação foi composta, além da 3ª vice-presidente do TJMG, desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta, e do presidente do TCEMG, conselheiro Gilberto Diniz, pelo presidente do TRE-MG, desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini; pelo juiz do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT-3), Henrique de Souza Mota, representando o presidente do TRT-3, desembargador Ricardo Mohallem; pelo desembargador do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG), Osmar Duarte Marcelino, representando o presidente do TJMMG, desembargador Rúbio Paulino Coelho; pelo advogado-geral do Estado, Sérgio Pessoa de Paula Castro; pela superintendente da Central de Inovação e Desburocratização da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag), Ana Flávia de Castro Morais, representando a chefe da Seplag, secretária Luísa Barreto; e pelo secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão de Belo Horizonte, André Reis, representando o diretor-presidente da Empresa de Informática e Informação do Município (Prodabel), Jean Mattos Duarte.
A gerente do Centro de Desenvolvimento e Acompanhamento de Projetos (Ceproj) do TJMG, responsável pela Unidade Avançada de Inovação em Laboratório (UAILab), Priscila Pereira de Souza, e integrantes da equipe do UAILab participam do evento até esta sexta-feira.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br/
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: Tribunal de Justiça de MG