Tribunal de Justiça

TJMG promove atividades para manter a saúde do corpo e da mente em dia

MATERIA YOGA.jpg
Vídeos com alongamentos e práticas como yoga e meditação podem ser acessados pela Rede TJMG ( Crédito : Freepik )

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio de videoaulas disponíveis para o público interno, está dando visibilidade a práticas que proporcionam saúde e bem-estar, condicionamento físico, e que podem fazer a diferença no dia a dia de trabalho como a ginástica laboral, yoga e mindfulness. Cada uma dessas atividades tem características próprias e corresponde a uma gama de opções que respeita os diferentes perfis de usuários e ritmos de trabalho.

Segundo o presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, não é possível conceber que uma pessoa desempenhe bem suas funções se não houver harmonia entre mente e corpo e se o indivíduo não conta com fontes de relaxamento, prazer e alegria. Isso inclui hobbies como viagens, leituras, música e outras formas de lazer, mas também deve fazer parte dos hábitos diários, por exemplo, na dimensão da ergonomia.

not---presidente.jpg
O presidente José Arthur Filho salientou que a saúde e o bem-estar das equipes é necessário para a prestação jurisdicional de excelência ( Crédito : Riva Moreira / TJMG )

“Um desequilíbrio de saúde afeta a a produtividade e a motivação para assumir responsabilidades. Por isso, o TJMG se preocupa em oferecer uma série de ferramentas para o público interno, desde campanhas periódicas com temas diversos ao incentivo ao check-up anual. As múltiplas ações da Gerência de Saúde no Trabalho (Gersat) são um auxílio importante para que, em meio às pressões cotidianas, magistrados, magistradas, servidores, servidoras, colaboradores e colaboradoras se mantenham em forma, bem dispostos e com alto nível de satisfação”, afirma.

Para a diretora executiva de Administração de Recursos Humanos (DEARHU), Neuza Rezende, o leque de atividades conduzidas pela Diretoria é vasto e, além de contemplar aspectos da relação funcional, também promove o acompanhamento do indivíduo em suas necessidades pessoais. “Temos uma equipe enxuta, mas dedicada e empenhada em realizar o trabalho da melhor forma possível”, afirma.

Segundo a gerente Jeane Possato Amaral Machado, desde 2021, as videoaulas de ginástica laboral são disponibilizadas na Rede TJMG, semanalmente. Os exercícios são de curta duração e podem ser realizados em intervalos ou durante a jornada de trabalho.

“A aquisição desse material teve custo bastante baixo para a instituição. Em contrapartida, os benefícios são vários. Em média, são 909 acessos por mês, o que é uma cifra expressiva. Mas acreditamos que mais pessoas podem conhecer as vantagens dessas atividades, pois o conteúdo fica à disposição de todos os magistrados, servidores e colaboradores do Estado. As aulas são ministradas por profissionais excelentes, muito competentes”, avalia.

Not---Daniela-Hipolito-de-Carvalho_-Jeane-Possato-Amaral-Machado_-Claudia-Maria-de-Magalhaes-Gomes-e-Neuza-das-Merces-Rezende._1.jpg
Daniela Hipólito de Carvalho, Jeane Possato Amaral Machado, Claudia Maria de Magalhaes Gomes e Neuza das Mercês Rezende ( Crédito : Augusto Brasil )

De acordo com a coordenadora de Qualidade de Vida no Trabalho, Daniela Hipólito de Carvalho, a ginástica laboral tem caráter preventivo e terapêutico, mediante exercícios de alongamento e fortalecimento muscular. “O objetivo principal é redução do sedentarismo e a prevenção de lesões relacionadas ao trabalho, através de exercícios físicos e orientações posturais. Percebe-se um maior engajamento dos colaboradores e, consequentemente, a melhora do clima organizacional nos setores”, argumenta.

A coordenadora acrescenta que a yoga melhora a consciência corporal e aumenta o foco e concentração, ao passo que a prática de mindfulness pacifica a mente e auxilia a romper ciclos de estresse e ansiedade. “Tais práticas combatem o sedentarismo e contribuem para equipes mais coesas e harmônicas no ambiente de trabalho, além de diminuírem os índices de absenteísmo”, pontua.

Para a assessora da Diretoria e membro do Núcleo de Saúde do Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado de Minas Gerais (Serjusmig), Raquel Orlando, a iniciativa é bem-vinda. “Falar de saúde é falar de cuidado. E a ginástica laboral é um desses cuidados importantes, que não podemos ignorar. Há dados que indicam que a sua prática regular, além de prevenir e aliviar dores, ajuda no combate ao estresse corporativo, melhora o clima organizacional e reduz a sensação de cansaço e indisposição”, afirma.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.