TJMG realizada capacitação em Justiça Restaurativa
A 3ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG)realizou, de 2/10 a 6/10, em parceria com a Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), o curso de “Formação de Facilitadores de Círculos de Construção de Paz para Situações Menos e Mais Complexas”, uma importante iniciativa para promover a Justiça Restaurativa no Estado. O curso aconteceu presencialmente e teve como foco os Círculos de Construção de Paz, metodologia da Justiça Restaurativa.
Durante a formação, magistrados do TJMG e outros participantes tiveram a oportunidade de adquirir conhecimentos e habilidades essenciais para conduzir e implementar processos restaurativos. Os docentes Afonso Armando Konzen e Rafaela Duso conduziram a atividade, proporcionando uma base sólida para a implementação da Justiça Restaurativa em Minas Gerais.
Entre os participantes, estiveram magistrados de diversas comarcas do Estado, incluindo o juiz Estevão José Damazo, coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de João Monlevade; o juiz Roberto Oliveira Araújo Silva, 2º sumariante do Tribunal do Júri e articulador da sub-rede Juventude da Rede Restaura; a juíza Edna Márcia Lopes Caetano, coordenadora do Cejusc de Santa Luzia; o juiz Leonardo Guimarães Moreira, coordenador do Cejusc de Pedro Leopoldo, além da 3ª vice-presidente do TJMG, desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta.
O curso também contou com a participação de representantes das Comarcas de Alfenas, Belo Horizonte, Brasília de Minas, João Monlevade, Mariana, Montes Claros, Ponte Nova, Sabará, Santa Luzia, Uberaba e Viçosa, bem como do Ministério Público de Minas Gerais.
A iniciativa está alinhada com o compromisso da 3ª Vice-Presidência do TJMG em promover a Política Nacional de Justiça Restaurativa em todo o estado de Minas Gerais.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br/
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: Tribunal de Justiça de MG