Torneio Municipal de Xadrez reúne mais de 60 enxadristas na Caldense

Poços de Caldas (MG) – O Ginásio Luiz Sodré Ayres, na sede social da Associação Atlética Caldense, foi palco de um grande encontro do esporte da mente com a realização do Torneio Municipal de Xadrez, reunindo mais de 60 enxadristas de Poços de Caldas (MG) também de outras cidades da região. O evento foi promovido em parceria com o projeto Poços Ativa, Secretaria Municipal de Esportes e Caldense, e contou com ampla participação do público em três categorias, Sub-12, Sub-16 e Absoluto (adulto), além de incentivo especial à participação feminina.
Responsável pela organização, o professor Willian Batista Silva, referência no ensino do xadrez em Poços de Caldas, destacou a importância da parceria com a Caldense. “A integração com a Caldense é sensacional. A estrutura é incrível e o apoio do clube faz toda a diferença. Já tivemos outros eventos aqui, como em junho com o desafio de Krikor Mekhitarian enfrentando 35 enxadristas, e agora esse torneio municipal superou as expectativas, inclusive com um número de participantes maior do que muitos torneios regionais”, afirmou.
Segundo Willian, o torneio contou com premiação para os melhores jogadores de cada categoria, e ainda, como forma de estimular ainda mais o xadrez, o feminino mais bem colocado. Ele também ressaltou o caráter social do projeto que desenvolve junto à prefeitura. “Dou aulas em 14 escolas pelo Poços Ativa, de forma totalmente gratuita. O xadrez não tem limite de idade, pode começar desde crianças de 3 ou 4 anos até a terceira idade”, explicou.
Entre os jovens talentos, o enxadrista Ediel Romão Silva Marciano, de 14 anos, destacou a importância de competir em um evento desse porte. “É muito gratificante estar nesse nível e poder jogar contra outros atletas da cidade. Foi um torneio bem emocionante e desafiador”, disse. Sobre a preparação, o atleta contou que estudou táticas, finais de jogo e simulou situações reais para chegar bem preparado às partidas.
Outro participante, Renato Luís Frizanco, da cidade de São João da Boa Vista-SP, que pratica xadrez há cerca de três anos, ressaltou a relevância da competição. “É muito legal ter eventos assim, porque ainda são poucas opções. Esse foi um dos torneios com maior número de participantes que já disputei, mesmo eu tendo jogado eventos grandes como o Brasileiro e o Paulista”, comentou.
Presente no evento, o vereador Wellington Guimarães, o Paulista, elogiou o trabalho desenvolvido. “É uma oportunidade única que a Caldense oferece ao abrir as portas para um projeto tão maravilhoso. O xadrez cresce a cada dia graças ao trabalho do professor Willian, ao apoio do Poços Ativa, da Secretaria de Esportes e da Veterana, que também tem um olhar social muito importante para a cidade”, destacou.
O impacto positivo do xadrez também foi ressaltado pelas famílias. Bárbara Kelly Feles dos Santos, mãe do jovem Miguel Augusto, 11 anos, que pratica a modalidade há um ano, falou com orgulho sobre a participação do filho. “É muito importante para o aprendizado. Vejo mais atenção, mais paciência e desenvolvimento do raciocínio lógico. Dá muito orgulho ver ele aqui jogando”, afirmou.

O Torneio Municipal de Xadrez reforçou o papel da Associação Atlética Caldense como espaço de incentivo ao esporte, à educação e à inclusão, consolidando Poços de Caldas como um importante polo da modalidade na região.
SUB-12
1º lugar: Vinicius de Freitas – Colégio Pelicano
2º lugar: Enzo Madeira Vieira – Curumim Educacional
3º Lugar: Lucca Rossini – E.M. Edir Frayha
Campeã feminina: Esther dos Santos – E.M. Edir Frayha
SUB-16
1º lugar: Maurício Vieira Moraes – Colégio Pelicano
2º lugar: Ediel Romão – Colégio Pelicano
3º lugar: Felipe Petry – Caic
Campeã feminina: Manuela de Freitas Silva – E.E. David Campista
ABSOLUTO (ADULTO)
1º lugar: Humberto Mattielo – Poços de Caldas-MG
2º lugar: Geovani Darcie – Poços de Caldas-MG
3º lugar: Renato Luis Frisanco – São João da Boa Vista-SP
Campeã feminina: Maiza Miranda – Poços de Caldas-MG
Fonte Departamento de Comunicação Caldense





