Tradição do Boi Laranja é preservada no Distrito da Gramínea
Considerada uma das mais tradicionais manifestações populares no Distrito da Gramínea e no bairro São Pedro da Barra em Andradas, o Boi Laranja é preservado pelos pequenos agricultores.
Há mais de 70 anos, na noite da Sexta-Feira Santa, seguindo a tradição, os animais confeccionados de forma artesanal, saem pelas ruas para assustar os moradores. São bois e mulas feitos com carcaças, cestas de bambu, madeira e sacaria de café.
Em 2016 foi feito o resgate com o Sr. Geraldo Barati, ele e seu irmão Lazaro Barati foram os responsáveis pelo início desta manifestação cultural.
Em 2017, foi fundamental a participação de jovens para a preservação do evento a como um incentivo a continuidade à tradição do boi laranja.
Visando a preservação cultural, o evento recebe apoio da Prefeitura por meio da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura. O objetivo é o de torná-lo um bem do Patrimônio Cultural de Andradas. A manifestação, realizada pelos jovens do distrito, acontecerá no dia 30 de março, das 23h às 2h na Gramínea.