Notícias

Tremor de terra foi natural, confirma Observatório Sismológico da UNB

O tremor sentido por muitos moradores de Poços de Caldas na tarde desta quinta-feira, 12, foi de causa natural provocado por deslocamento das placas tectônicas localizadas na região.

Magnitude do tremor de 3,2 graus na escala Richter
Magnitude do tremor de 3,2 graus na escala Richter

O tremor de terra foi registrado pelo Observatório Sismológico de Brasília, ligado a Universidade de Brasília (UNB) às 17h15, horário de Brasília, numa magnitude de 3.2 graus na escala Richter, com uma profundidade 5.

De acordo com o pesquisador e professor do Observatório Sismológico, Marcelo Peres Rocha, que falou com o Pocoscom.com diretamente de Brasília, o evento sismológico nesta escala é considerado moderado. “ É preciso fazer um estudo mais a fundo para saber a origem do epicentro, mas tremores assim são muito comuns que ocorrem em distintas regiões do Brasil, quase que não são percebidos pela maioria das pessoas, mas não representam riscos”, destacou o pesquisador do Observatório Sismológico.

O tremor de terra foi sentido por quase todos os moradores de Poços de Caldas em várias regiões do município. Há relatos de que o tremor também foi sentido na zona rural de cidades vizinhas como Caldas e Santa Rita de Caldas.

Tremores na cidade são registrados desde o século XIX
Tremores na cidade são registrados desde o século XIX

Esta não é a primeira vez que um terremoto é sentido em Poços de Caldas. Em 1995 foi sentido um tremo na magnitude 2.1, em 1994 um outro mais forte ainda 2.2 e mais forte de todos foi registrado em 1950. A magnitude foi de 3.9 graus na escala Richter. O primeiro tremor registrado oficialmente em Poços de Caldas foi em 1882, com uma escala de 3 graus.

4 thoughts on “Tremor de terra foi natural, confirma Observatório Sismológico da UNB

  • Poços de Caldas tem uma falha geológica a aproximadamente 400 metros de profundidade, indo de um determinado ponto da Vila Cruz até a zona sul. Desde 1882, por várias vezes ocorreram pequenos tremores sendo que nos anos 1960 ocorreu um de aproximadamente 3 graus, e que durou alguns segundos, tempo suficiente para assustar os moradores. Nos anos 1990, quando ocorreu um tremor no Chile houve uma coincidência de um pequeno abalo em um ponto do Jardim dos Estados, suficiente para derrubar livros de uma estante e que também assustou as pessoas. Hoje, o pequeno tremor ocorreu por volta das cinco da tarde e foi sentido principalmente na zona sul de Poços e Caldas e em algumas cidades vizinhas E segundo o Centro sismológico de UNB que monitora tal fenômeno, tudo não passou de uma pequena acomodação de placa tectônia.Mas vários terremotos estão ocorrendo em outros países da America do Sul, com mais uma curiosidade, foi no dia 12 de janeiro de 2010 ocorreu no Haiti um abalo sísmico de proporções gigantescas e que matou milhares de pessoas, dentre as quais, a Dr. Zilda Arns, médica pediatra e sanitarista brasileira. Poços de Caldas está, como todo o Brasil,sobre a placa tectônica Americas,e sempre que ocorre tremores maiores em uma região da America do sul há reflexo em partes de Poços ou Minas Gerais. Desde os primeiros dias do ano tem ocorrido tremores fortes em países como Guatemala por exemplo. Acompanhe os terremotos de 2017 inclusive hoje.

    Terremoto de magnitude 5,3 atinge Guatemala Terremoto de magnitude 5,3 atinge Guatemala

    12/01/2017 – Epicentro foi a 20 km de La Gomera e a 56 km de profundidade, no Oceano Pacífico.
    Terremoto de magnitude 5,2 em escala Richter atinge litoral do Equador.

    11/01/2017 – Um terremoto de magnitude 5,2 na escala aberta de Richter foi registrado na terça-feira na província litorânea de Esmeraldas, no noroeste do Equador, sem que até o momento tenha informações sobre vítimas…
    Terremoto de magnitude 7,2 atinge mar da Indonésia:Terremoto de magnitude 7,2 atinge mar da Indonésia

    10/01/2017 – Um terremoto de magnitude 7,2 na escala aberta de Richter atingiu nesta terça-feira o mar de Celebes, no norte da Indonésia, próximo ao sul das Filipinas, sem que tenha ocorrido alerta de tsunami.
    Terremoto de magnitude 5.8 atinge norte do Canadá:

    09/01/2017 – Um terremoto de magnitude 5.8 atingiu o território de Nunavut, no norte do Canadá. A informação foi divulgada pelo Serviço Geológico dos EUA neste domingo (8).
    Tremor de magnitude 5,1 atinge parte do norte do Chile:

    08/01/2017 – Um terremoto de magnitude 5,1 na escala Richter sacudiu na noite de sábado a região de Antofagasta, no norte do Chile, mas não há informações sobre danos pessoais e materiais.
    Terremoto de magnitude 5,9 sacode o noroeste de Papua Nova Guiné:Terremoto de magnitude 5,9 sacode o noroeste de Papua Nova Guiné

    08/01/2017 – Um terremoto de magnitude 5,9 sacudiu neste domingo o noroeste da República de Papua Nova Guiné, sem que as autoridades tenham informado sobre vítimas e danos materiais consideráveis, nem ativado o alerta…
    Terremoto de 5,3 graus deixa quatro mortos no Irã:Terremoto de 5,3 graus deixa quatro mortos no Irã

    06/01/2017 – Quatro pessoas morreram nesta sexta-feira em um terremoto que sacudiu o sul do Irã, informou a tv estatal Iriv. O tremor teve uma magnitude de 5,3 e seu epicentro foi a 10 km de profundidade…
    Terremoto de magnitude 5,3 atinge El Salvador: Terremoto de magnitude 5,3 atinge El Salvador

    04/01/2017 – Não há relatos imediatos de danos ou feridos, segundo autoridades.
    Terremoto de magnitude 5,3 atinge região japonesa de Fukushima: Terremoto de magnitude 5,3 atinge região japonesa de Fukushima

    04/01/2017 – Tremor aconteceu à 0h44 (13h44 desta quarta-feira em Brasília) e teve seu epicentro a 15 km ao sul de Iwaki.
    Terremoto de 7,2 graus é registrado nas ilhas Fiji:

    04/01/2017 – Um sismo de magnitude 7,2 foi registrado em frente às ilhas Fiji – afirmou o Instituto Geológico Americano (USGS, na sigla em inglês), acrescentando que não há informações sobre danos.Guatemala,

    Roberto Tereziano

    Resposta
    • Sandra

      Teresiano,
      Poços de Caldas nāo se situa em uma placa tectônica. Você poderá ver o mapas das principais placas do mundo na Internet e se certificar do que estou afirmando.

      Resposta
      • Olá Sandra, todos os continentes estão em cima de placas, pois sem elas não existiria crosta terrestre. O Brasil, (e toda América do Sul) está sobre a placa Americana. Felizmente estamos em cima de uma única grande placa o que garante maior estabilidade e menos possibilidade de grandes terremotos como vemos em vários outros países. Estou postando uma gravura que mostra todas as placas tectônicas. Obrigado pelo seu comentário.

        Um grande abraço

        Resposta
      • Roberto Tereziano

        Poços como todo o Brasil está sobre a placa Americana. Errei ao escrever e disse placa africana, onde seria placa americas.
        Roberto Tereziano

        Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.