Tucano cegado de propósito por caçador recebe cuidados em Poços de Caldas
Ray Charles é um Tucano-toco (Ramphastos toco) que, segundo o IEF (Instituto Estadual de Florestas), que tem atribuições do IBAMA em Minas Gerais, foi apreendido depois de ter sido cegado propositadamente para o comércio ilegal. Sem chance de sobreviver no habitat natural a ave foi levada para o zooparque de Poços de Caldas.
A ave tem apenas seis meses de idade e por conta da cegueira provocada não seria possível a reintrodução na natureza. As veterinárias do Zoo das Aves em Poços de Caldas têm cuidado da alimentação, saúde e dos estímulos para que Ray Charles possa se desenvolver apesar da limitação. Um viveiro foi adaptado para que ele consiga perceber o espaço sozinho e criar defesas necessárias à sua sobrevivência. Amor e carinho não faltam e Ray Charles virou mais um símbolo do combate ao tráfico de animais. Animais retirados da natureza, maltratados e vendidos ilegalmente. Estima-se que a cada 10 animais capturados, 9 morrem durante a captura e transporte e, aqueles que sobrevivem, são submetidos à práticas agressivas e violentas a fim de tornarem-se mais “mansos”.
Hoje, o que se busca é a qualidade de vida para Ray Charles, avanços percebidos a cada dia com a superação da história que viveu.
O Zoo das Aves condena todo e qualquer tipo de violência animal. Cada uma das aves possui um histórico de origem e são cadastradas, documentadas e acompanhadas pelos órgãos ambientais responsáveis. O zooparque conta com mia de 200 espécies diferentes e fica no Bairro Bortolan. Foi aberto recentemente para visitação e não recebe aves diretamente das pessoas, apenas casos como o do Tucano-toco encaminhados pelos órgãos ambientais. Outras informações pelo telefone (35) 3714-4566.