Tutores e pets participam de “cãominhada” na zona leste
Cerca de 50 tutores e seus pets participaram na manhã deste domingo, 17, da primeira “Cãominhada”, promovida pelo projeto “Amigos do Coração”, na avenida Magda do Amarante Pinto, no Jardim das Hortênsias, na zona leste de Poços de Caldas.
O objetivo da ação foi promover atividades físicas dos tutores de cães, promovendo o bem-estar entre tutores e pets, e ainda reforçar conscientização e a importância da posse responsável.
Antes da caminhada, os tutores participaram de um alongamento e aquecimento promovido por professores de uma academia de ginástica do bairro.
Os animais também receberam preparativos antes da atividade. A médica veterinária Andrea Ribeiro, do Clube do Cão, promoveu orientação quanto ao comportamento dos animais, utilizando faixas de cores diferentes para identificar os cães que não estão acostumados com a presença de pessoas e outros animais, e os a pets mais dóceis que aceitam aproximação e carinho.
Além disso, foi realizada também uma aromaterapia para deixar os animais mais calmos durante o passeio.
Durante o percurso, foram montados estandes com água para os animais.
O trajeto de aproximadamente 600 metros contou com apoio Demutran, que sinalizou o trânsito e também com a presença do Canil da Guarda Civil Municipal.
O adestrador e GCM Afonso Leite e a cadela de faro Luna, realizaram uma demonstração de busca por materiais ilícitos.
A ação também teve um papel social. A inscrição para a “Cãominhada” era 1 kg de ração para que fosse feita a doação para as ONG de proteção de animais de Poços de Caldas.
Além disso, o dinheiro da venda de camisetas do evento foi revertido na compra de vacinas para os cães assistidos pelas ONGs.
Ao final do passeio os tutores participaram de sorteio de brindes e de ração.