Uso de máscara será mantido em Poços de Caldas
A Secretaria Municipal de Poços de Caldas decidiu manter o uso obrigatório de máscaras em locais abertos no município. A determinação foi mantida mesmo com a decisão da Secretaria de Estado de Saúde , que anunciou nesta quinta-feira, 10, o fim do Programa Minas Consciente a partir do próximo sábado, 12, o que, consequentemente torna facultativo o uso da máscara no Estado.
Porém a decisão sobre desobrigação do uso da máscara fica a critério de cada município. No caso de Poços de Caldas, a Secretaria Municipal de Comunicação informou que a Secretaria de Saúde tem se reunido para avaliar a possibilidade de aderir ao uso facultativo da máscara em lugares abertos, mas por enquanto a obrigatoriedade será mantida.
Até o momento o município registrou 23.787 casos positivos de Covid-19, sendo que 21.612 pacientes se recuperaram. Até a última segunda-feira, 7, eram 553 mortes causadas em função da doença. E até o momento são 364.386 doses da vacina aplicadas no município.
Uso facultativo da máscara
Na manhã desta quinta-feira, 10, o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti anunciou o fim do programa Minas Consciente e também o uso de máscaras em locais abertos passa a ser facultativo em Minas Gerais a partir deste sábado, dia 12.
A medida foi tomada a partir da melhoria dos indicadores da pandemia em Minas Gerais e ao avanço na vacinação.
Cabe aos municípios a decisão de adotar ou não a orientação da SES-MG.
Já em locais fechados, o uso da máscara segue obrigatório até que pelo menos 70% das pessoas com mais de 18 anos estejam vacinadas com a dose de reforço. Atualmente, 45% do público-alvo recebeu a terceira injeção.
Segundo o secretário, a desobrigação não é um desestímulo ao uso. Aqueles que são mais vulneráveis ou estão com sintomas gripais não devem se sentir constrangidos para continuar usando a máscara. “Ela continua sendo muito importante para proteger um ao outro”, disse.
Orientações
Os indicadores de imunização nos municípios vão nortear as medidas a serem seguidas em cada localidade.
Locais abertos – O critério para desobrigação do uso do protetor facial em locais abertos é o município ter atingido pelo menos 80% do esquema vacinal completo (duas doses ou dose única) da população com mais de cinco anos de idade, e também ter aplicado a dose de reforço em mais de 40% das pessoas com idade acima de 18 anos.
Locais fechados – Para locais fechados, os indicadores são 80% da vacinação completa e mais de 70% da dose de reforço.
Autonomia
Os municípios, conforme reiterado pelo secretário, possuem autonomia para avaliar a situação local e adotarem as medidas. Além disso, Baccheretti destacou que o critério adotado para as recomendações sobre o uso da máscara tem por objetivo ampliar a imunização nos municípios. – Fonte Agência Minas