CulturaDiversosNotícias

V Festival de Curtas David Campista tem noite de premiação na Urca

festival de curtas
O Festival visa levar a arte para dentro da escola – foto divulgação

O Teatro Benigno Gaiga no Espaço Cultura da Urca será palco da premiação do V Festival de Curtas David Campista na noite desta segunda-feira, 24. A exibição dos curtas e a premiação têm início às 19h e a entrada é gratuita.

Idealizado por professores e funcionários, o festival chega a sua quinta edição em 2024, com o tema Educação e Protagonismo Juvenil.

Os alunos formam os grupos e tem todo o trabalho da concepção a execução do filme, ainda que orientados pelos professores, eles mesmos decidem quem vai trabalhar no roteiro, na parte técnica, na atuação e na edição do trabalho.

A ideia é levar arte pra dentro da escola, a responsabilidade de fazer um filme trabalha a criatividade, a autonomia, domínio de novas mídias, percepção artística e cultural, linguagem, escrita, ajuda na timidez e na oratória, desenvolvendo habilidades e competência de comunicação, relacionamento interpessoal, autoconfiança e colaboração entre os colegas.

A noite de gala conta com profissionais renomados na cidade, eles vão julgar e premiar os alunos nas categorias:  melhor caracterização, melhor produção, melhor edição, melhor trilha sonora, melhor contribuição ao tema, melhor ator e melhor atriz e o mais cobiçado, o melhor filme.

Entre os convidados dessa quinta edição estão Clisthenis Betti, Nany Garcia, Felipe Campos, Andrey Nuno, Bia Câmara, José Luiz Loyola, Lizzy Cantagessi e Luiz Munhoz.

Trazer a sétima arte para a escola traz inúmeros benefícios para o aluno e para a comunidade, pois além de ser uma forma de entretenimento, o cinema faz parte das ferramentas utilizadas para a criação de repertório sociocultural, ver filmes é uma prática social tão importante, do ponto de vista da formação cultural e educacional das pessoas, quanto a leitura de obras literárias,  o cinema trata do registro da realidade, transformando a forma como olhamos para o mundo. Em sua pedagogia, nos ensina maneiras de interpretar e compreender a sociedade, influenciando nossas escolhas e hábitos, pode despertar no aluno o interesse pelo conhecimento e pela pesquisa, por meio do olhar e incentivar essa nova forma de percepção muda a vida do aluno.

“- É o terceiro ano que participo como jurada, na categoria caracterização, e pra mim é uma honra imensa estar com os alunos nessa festa, levando um pouquinho do meu trabalho, e a cada ano vejo que eles se superam, fazem uma pesquisa incrível, buscam elementos e fazem pra valer, com muito capricho, lembrando que a roupa conta a metade da história!” – Explica a figurinista Lizzy Cantagessi.

Podemos esperar boas surpresas na tela grande, criadas com todo carinho e imaginação pelos alunos.

“- É um prazer compor esse júri e premiar os melhores trabalhos porque esses alunos que estão começando hoje podem estar dividindo o palco e as telas com a gente amanhã, é uma forma muito legal de descobrir novos talentos.” – Comenta o ator e produtor Felipe Campos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.