Vaga de idoso: motoristas falsificam cartão para obter gratuidade, diz conselho
O presidente do Conselho Municipal do Idoso de Poços de Caldas, Paulo Danilo Vieira, entregou na última terça-feira, 16, um ofício ao Demutran (Departamento Municipal de Trânsito), para que seja intensificada a fiscalização na Zona Azul, no que diz respeito às vagas destinadas à pessoa idosa.
O presidente do conselho denuncia uma prática irregular que vem sendo usada por alguns motoristas. Idosos registraram queixa junto ao Conselho Municipal relatando que motoristas têm tirado cópia do cartão que autoriza o idoso a estacionar na Zona Azul por duas horas para não pagar pelo período referente ao estacionamento, além de utilizar indevidamente a vaga destinada a pessoas com 60 anos ou mais.
“Nós fomos procurados por idosos que estão com dificuldade em estacionar e que, ao verificar o cartão deixado no painel do veículo estacionado em vaga destinada aos idosos, nitidamente percebe-se que se trata de uma cópia, com o motorista usando a vaga indevidamente”, disse Vieira.
Além da suspeita da cópia do cartão, o presidente do Conselho do Idoso revela ainda que muitos idosos não obedecem a rotatividade das vagas e ficam estacionados por mais tempo que o permitido. “Passadas as duas horas da gratuidade da vaga destinada ao idoso, o motorista deve desocupar a vaga para que outro idoso também possa estacionar. Muitos têm feito mau uso da rotatividade. Tem gente que para o veículo às 8h da manhã e só retira no fim do dia e isso está errado”, lamentou o presidente do Conselho Municipal do Idoso.
Ainda de acordo com Vieira, o município cumpre a risca o que determina o Estatuto do Idoso quanto à disponibilidade de vagas para idosos. “Na área do estacionamento rotativo são 224 vagas destinadas à pessoa idosa, o que representa 5% do total de vagas disponíveis. Mesmo assim, existe uma grande dificuldade de encontrar vagas livres na área central, justamente por conta da má utilização por parte de alguns motoristas”, finalizou.
O presidente do Conselho Municipal do Idoso sugeriu que seja feito um recadastramento dos motoristas que já obtiveram o cartão, já que o Demutran também recebeu reclamações de que familiares de idosos beneficiado
s com o cartão continuam usando o documento, mesmo após a morte do beneficiário.
O diretor do Departamento Municipal de Trânsito, Rafael Tadeu Conde Maria, disse que vai intensificar a fiscalização no estacionamento rotativo.
Isto é uma parte do problema. Tem lojistas e outros que realmente são idosos devidamente documentado, mas param seus carros na vaga de idoso e vão trabalhar, usam por mais tempo que o permitido. Então deve ser também fiscalizado. Existe uma solução, que quando o idoso for usar a vaga, deve digitar o número da vaga e o número do cartão. Se for original a máquina aceita. Se passar do tempo permitido será cobrado o tempo integral.