NotíciasPolíticaUncategorized

Vereadores cobram por desassoreamento da Saturnino de Brito

Os vereadores José Maria Siqueira Vieira (PMDB) e Luis Carlos Pena e Silva (PTB) encaminharam um requerimento para o Executivo a respeito do desassoreamento da represa Saturnino de Brito. A preocupação veio à tona após o temporal do dia 19 de janeiro que contribuiu para que grande quantidade de lama fosse arrastada para dentro do reservatório.

Último desassoreamento foi há 13 anos
Último desassoreamento foi há 13 anos

De acordo como vereador José Maria, a última ação realizada na barragem foi em 2003. O questionamento dele é se foi feita alguma manutenção ao longo destes 13 anos e qual seria a atual capacidade de armazenamento da represa.

A Represa Saturnino de Brito representa o primeiro barramento de controle de enchentes construído e operado no Brasil, projetado pelo engenheiro Francisco Saturnino Rodrigues de Brito Filho. A barragem, inaugurada em 1936, tem 85 metros de comprimento, 17 metros de altura e capacidade de armazenamento de 246.680 metros cúbicos de água, também é utilizada para abastecimento da população de Poços de Caldas. Em dezembro de 1998, a DME Distribuição adquiriu a represa. Segundo o vereador, em 2003, através do desassoreamento da Represa Saturnino de Brito, a DMED proporcionou melhoria ambiental para o município, pois o empreendimento está numa área de manancial. Com essa obra, a capacidade de armazenamento da represa Saturnino de Brito também foi aumentada.

Já o vereador Lical quer saber como está a manutenção das cacimbas construídas no entorno da represa Saturnino de Brito. Segundo o vereador foram construídas mais de 100 cacimbas na região, para evitar o assoreamento da barragem. As cacimbas funcionam como uma espécie de filtro. Elas recebem o volume de água da chuva, retêm a terra trazida pela enxurrada e assim evita que a lama invada a represa, diminuindo esta forma a capacidade de armazenamento.

Em outubro de 2014 além de José Maria e Lical, o vereador Jonei Eiras (PSDB), já haviam questionado a limpeza das cacimbas no entorno da Saturnino e de outras represas do município, justamente para evitar o assoreamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.