cidadeDiversosMeio AmbienteNotíciasSaúde

Vigilância em Saúde captura mais de 460 escorpiões do cemitério de Andradas

escorpiões capturados no cemitério de andradas
Ao todo foram capturados 465 escorpiões no cemitério municipal – foto TV Andradas

Andradas (MG) – Os agentes de Endemias da Vigilância em Saúde de Andradas capturam mais de 460 escorpiões no cemitério municipal. A ação preventiva foi realizada na última sexta-feira, 13.


A ação tem como objetivo evitar que as pessoas que vão ao cemitério visitar algum túmulo de um ente querido, ou durante um sepultamento sejam picadas pelo escorpião.

Além disso a ação preventiva também tem como finalidade evitar que os animais peçonhentos deixem os túmulos e invadam casas de moradores no entorno do cemitério.

Durante a ação foram capturados 465 escorpiões da espécie amarela, bastante característica da região.


Os animais peçonhentos foram colocados em caixas apropriados e serão encaminhados para a Fundação Ezequiel Dias (FUNED) em Belo Horizonte, onde será feita a extração do veneno para a produção do soro antiescorpiônico.

De acordo com a Vigilância em Saúde, a captura de escorpiões no cemitério é um trabalho contínuo, principalmente neste período chuvoso e com altas temperaturas. Condições ideais para que o escorpião deixe sua toca para reprodução e também em busca de alimentos, como barata, facilmente encontrada em locais onde acumulam lixo.

Incidente em escola

No início deste mês, um aluno da Escola Municipal Dr. Delvo Stivanin foi picado por um escorpião dentro da sala de aula.

Na ocasião a Prefeitura informou que a criança foi imediatamente socorrida por funcionários da escola e encaminhada à Santa Casa de Misericórdia de Andradas, onde recebeu todo o atendimento necessário.

O caso foi classificado como grau leve, o estado de saúde da criança é estável e ela permanece em observação.

Agentes de endemias do Setor de Vigilância em Saúde realizaram uma varredura nas áreas internas e no entorno da escola e nenhum escorpião ou foco foi encontrado.

A Prefeitura esclareceu ainda  que em todas as unidades escolares foram realizadas ações preventivas antes do início do ano letivo e que o episódio registrado nesta manhã foi um incidente isolado.

Neste período do ano, marcado por temperaturas elevadas e maior incidência de chuvas, ocorre aumento da presença de escorpiões em áreas urbanas. Por isso, a Prefeitura orienta a população a seguir as orientações de prevenção e comunicar imediatamente qualquer suspeita à Vigilância em Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.