Vacina contra a Influenza continua disponível para gestantes
A Secretaria Municipal de Saúde informou nesta sexta-feira, 4, que ainda há vacinas contra a Influenza disponíveis para as gestantes de Poços de Caldas. As futuras mamães, que ainda não foram imunizadas contra a gripe H1N1 podem ir a uma das 12 salas de vacina da cidade.
As salas de vacina funcionam de segunda a sexta-feira, exceto feriados, em diferentes pontos da cidade. Nos bairros, a vacinação vai das 8h às 16h30, nas salas: São Jorge, Ponto da Cascata, Esperança II, Regional Sul, Kennedy I e Kennedy II, Quissisana, Santa Rosália/Santana, Vila Nova, Dom Bosco I, Nova Aurora, Jardim São Paulo, Santa Augusta, Parque Pinheiros, Itamaraty, São José e Country Club. Na Policlínica Central, o atendimento é das 8h às 18h. Na Regional Leste, o expediente vai até às 19 horas.
A dose imuniza contra os três subtipos do vírus da gripe, conforme determinação da OMS – Organização Mundial da Saúde: A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B.
A vacina contra a Influenza não imuniza contra o Novo Coronavírus, mas é fundamental para inclusive, facilitar o diagnóstico de Síndromes Respiratórias Agudas Graves, como a Covid-19.
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza foi encerrada no dia 31 de agosto, após prorrogações. Para os grupos prioritários especificamente, a imunização foi até 30 de junho, com a Campanha aberta em 01 de julho para a população em geral.
No resultado total, referente a quantidade de doses aplicadas, o município superou a meta, com 41.156 pessoas pertencentes a grupos com metas, vacinadas, o que representa 92,31% do público-alvo.
A meta foi ultrapassada entre os idosos: 118,26% do público estimado, o equivalente a 24.445 pessoas; e entre os trabalhadores da saúde, 138,99% o que corresponde a 4.937 pessoas.
Entre os demais públicos, foram imunizados: 66,74% das crianças, o que corresponde a 6.699; entre as puérperas, mulheres até 45 dias após o parto, 51,52% ou 119; entre os adultos de 55 a 59 anos, 46,29% ou 4.023 pessoas. Já entre as gestantes, a cobertura vacinal ficou em 66,26% com 931 mulheres imunizadas.
Também foram imunizados: funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, professores, profissionais das forças de seguranças e salvamento, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo e doentes crônicos, grupos sem metas estipuladas.
Somando o atendimento oferecido a todos os grupos prioritários e para a população em geral, com a abertura da Campanha em 01 de julho, foram aplicadas ao todo, em Poços, 61.682 doses contra a Influenza, imunizando 60.867 pessoas. Esta diferença é explicada porque as crianças com até oito anos, 11 meses e 29 dias, que receberam a primeira dose contra a Influenza em 2020, precisam receber a segunda dose ainda este ano.
Especificamente para este público que teve a segunda dose da vacina agendada, assim como para as gestantes, há doses disponíveis nas salas do município.