DiversosEconomiaImagem do diaNotíciasTransito

Zona Azul: Motoristas já sentem dificuldade na hora estacionar no centro

zona azul
A cobrança do estacionamento rotativo está suspensa há uma semana – foto Roni Bispo

Com a cobrança da Zona Azul suspensa há uma semana no centro de Poços de Caldas-MG, os motorista começam a ter dificuldades na hora de estacionar nas ruas centrais da cidade.

Desde o último dia 17, os monitores e fiscais da EXP Parking estão impedidos de cobrar pelo estacionamento rotativo, depois que o contrato da empresa com a prefeitura foi suspenso por meio do Decreto Legislativo.

O contrato foi suspenso, após a Câmara Municipal aprovar um projeto de lei de autoria do vereador Flávio Togni Lima e Silva (MDB) elaborado após inúmeras reclamações de usuários do serviço e ainda após 70 requerimentos da Câmara encaminhados ao Executivo, solicitando melhorias na prestação do serviço, de acordo com o contrato.

Sem a cobrança e a obrigatoriedade para retirar o veículo da vaga após uma hora de uso, muitos motoristas estão deixando o carro por algumas horas ou o dia todo na vaga.

A professora de educação infantil, Dorotheia Scassiotti Alves levou 40 minutos para encontrar uma vaga, depois de rodar na área central. “Juntou tudo né? Com as obras pelo centro e a falta de cobrança da Zona Azul ficou mais difícil para estacionar. Antes eu levava cerca de 15 minutos para encontrar uma vaga. Agora sem a cobrança está demorando mais,” relata a professora.

Ao todo são 3.600 vagas de estacionamento distribuídas nas 3 áreas de cobrança do estacionamento rotativo na área central, destas 10 % são destinadas aos idosos e 5% às pessoas portadoras de deficiência, e mesmo assim está difícil estacionar.

A autora de joias, Gianina Marques tem passado pela mesma situação. Na tarde desta quinta-feira, 24, ele chegou a dar três voltas pelas ruas centrais procurando vaga. Como não encontrou ela optou por um estacionamento particular na Rua São Paulo, que ficava perto dos locais em que ela precisava ir. “A gente que tem o tempo regrado, precisa visitar cliente ou ir em estabelecimentos, encontrar uma vaga em tempo hábil está muito difícil.  A gente que tem o tempo regrado, para estacionar agora, você tem que dar muitas voltas até achar uma vaga ou então optar pelo estacionamento particular, como é o meu caso. A gente perde tempo, gasta com gasolina e estacionamento. Eu sou a favor do retorno da cobrança,” desabafa a autora de joias.

Estacionamento particular

A suspensão da cobrança da Zona Azul tem surtido efeito positivo para os estacionamentos particulares, que tiveram um aumento na procura de vagas nos últimos dias.

estacionamento particular
Sem vagas nas ruas, os motoristas têm optado pelos estacionamentos particulares – foto Roni Bispo

O empresário Valdo Mosca, dono do estacionamento na rua São Paulo comemora o retorno dos clientes, que havia diminuído desde 2016, quando a EXP Parking assumiu a administração do estacionamento rotativo na cidade.  A primeira hora do estacionamento custa R$ 10,00 e as demais R$ 8,00. “Antes da Zona Azul eu recebia por dia cerca de 200 carros por dia aqui. Com a Zona Azul caiu para 40 o que tornou as coisas financeiramente complicadas, pois o custo para manter o estacionamento é alto. Agora o movimento voltou a melhorar novamente. Para mim a suspensão da cobrança tem sido boa, mas a gente sabe que tem muita gente que precisa fazer serviço de banco, ir às lojas, coisas rápidas e estão sendo prejudicadas.

A EXP Parking recorreu à Justiça desde que o contrato foi suspenso, em nota emitida na semana passada, a empresa esclareceu que, desde o início da operação, há 8 anos, mantém o compromisso de agir em conformidade com as obrigações contratuais e realiza, constantemente, avaliações sobre a performance da operação, buscando qualidade, segurança e eficiência do serviço prestado.

Reitera que estabelece canais abertos e regulares de diálogo com o poder público e com a população em geral sempre que há dúvidas sobre o sistema.

A EXP Parking reafirma o compromisso com a legalidade e a transparência das operações. Diante disso, a concessionária informa que tomará as medidas necessárias para assegurar a continuidade do contrato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.