EducaçãoUtilidade pública

Alunos de Poços participam de etapa regional do Parlamento Jovem de Minas

Vinte e quatro alunos de Poços estiveram na Câmara Municipal de Guaxupé, na última semana, para a plenária regional do Parlamento Jovem 2017. O Polo Sul de Minas 2, formado também pela cidade de São Sebastião do Paraíso, discutiu, aprovou e priorizou propostas que serão encaminhadas à fase estadual do projeto. O tema do PJ este ano é Educação Política nas Escolas.

Etapa regional contou com a presença de alunos de Poços, Guaxupé e São Sebastião do Paraíso

Professores, coordenadores e monitores do projeto também prestigiaram o evento. De Poços de Caldas, além dos alunos e de professores das escolas que fazem parte do PJ, participaram da plenária os vereadores Lucas Arruda (Rede) e Pedro Magalhães (PSDB) e a coordenadora Tais Ferreira.

De todas as propostas aprovadas pelos alunos do Polo Sul de Minas 2, seis foram priorizadas para a fase estadual: criação de projetos de Educação Política que abordem temas diversos, com a inserção da comunidade no ambiente escolar; ampliação do Parlamento Jovem para mais municípios do Estado; realização de aulas semestrais com temas políticos fornecidos pela Escola do Legislativo e de uma gincana sobre o tema estudado; criação de um projeto nas câmaras municipais para que estudantes possam acompanhar trabalho dos vereadores por um determinado período; inserção obrigatória do Grêmio Estudantil com eleições diretas em todas as instituições de ensino; realização de encontros regionais sobre gestão participativa e democrática nas escolas, com cursos, seminários e palestras para os gestores escolares.

Para a coordenadora de Poços, a plenária regional possibilitou que os participantes conhecessem as diferentes realidades de cada município. “Os alunos percebem que, expondo suas ideias e escutando o ponto de vista do outro, são capazes de aprimorar as propostas visando ao bem comum. Esse é o princípio da democracia e essa é a mensagem que o Parlamento Jovem quer transmitir aos jovens, ou seja, de uma política propositiva”, declarou Tais Ferreira.

Ainda durante o encontro, os alunos sugeriram o tema “Igualdade e diversidade de gênero: violência e preconceito” para a edição de 2018 do Parlamento Jovem. A escolha final será feita na etapa estadual do projeto, no mês de setembro, em Belo Horizonte, a partir das sugestões de todos os polos. Na plenária estadual, estarão presentes dois representantes de Poços de Caldas.

Projeto

Neste ano, participam do projeto as seguintes instituições de Poços: Colégio Nini Mourão, Escola Estadual Doutor Edmundo Gouvêa Cardillo, Escola Padrão do Parque das Nações, Escola Estadual Doutor João Eugênio de Almeida, Centro Educacional Inovação e Escola Estadual Professora Cleusa Lovato Caliari.

O tema Educação Política nas Escolas foi dividido em três subtemas: Educação política e currículo; Interações entre a escola e sociedade na formação política dos jovens; Educação política para uma gestão democrática e participativa nas escolas. Durante a realização do projeto, os estudantes participaram de diversas atividades na Câmara e nas escolas.

O Parlamento Jovem de Minas é um projeto de formação política e educação legislativa, desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais e PUC Minas, em parceria com Câmaras Municipais, destinado a alunos do ensino médio. Além de despertar nos jovens o interesse pelo exercício da democracia, o programa possibilita o conhecimento do processo legislativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.