DiversosEconomiaMeio AmbienteNotíciasUtilidade pública

Reservatórios estão com volume bem abaixo do normal por causa de estiagem

A estiagem que atinge a região começa a afetar também os principais reservatórios de Poços de Caldas, situação que preocupa principalmente no que diz respeito a geração de energia e o abastecimento. De acordo com o DME responsável pelas represa do Cipó e a do Bortolan estão com o volume bem abaixo do normal.

Situação do Bortolan é mais crítica. Reservatório está com 35% da capacidade – foto João Batista Blasi

A Represa do Cipó que é o maior reservatório do Município tem um volume total de 32 milhões de m³ atualmente está com 54% da capacidade total de armazenamento.

O reservatório do Cipó também é responsável por grande parte da água utilizada pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) para abastecimento da população.

Toda água que sai do reservatório vai para o Bortolan, passando antes pela captação da Estação de Tratamento de Água (ETA).

Já o Bortolan está com 35% do volume total armazenado. Em situações normais o reservatório tem capacidade para 6,5 milhões m³.

Ainda segundo o DME a seca predomina nas áreas mais rasas devido ao assoreamento ao longo dos 60 anos desde que foi construída. “A DME tem pequenas centrais hidrelétricas e a geração de energia está 5% abaixo do planejado para o ano de 2017. Nessa época do ano, há a necessidade de diminuição na geração preventivamente, priorizando o armazenamento de água para o consumo. Além disso, DME e DMAE têm feito uma gestão compartilhada, nessa semana foi realizada uma reunião sobre o assunto e as condições estão sob controle”, analisa o Presidente da DME, Nilson Pereira Souza.

Com o nível do espelho d água do Bortolan reduzido em até dois metros, os comerciantes no entorno do lago começam a sentir os reflexos negativos da estiagem. Como dependem da água para os passeios de escuna e pedalinhos, muitos turistas estão deixando de ir ao local.

Já os remadores que recentemente lutavam contra a incidência do aguapé, agora esperam que o volume de água se mantenha para continuarem a navegar pela represa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.