Browse By

Agilidade: certificado de dispensa do Tiro de Guerra agora será liberado em 4 dias

Os atiradores que concluíram o tempo de serviço junto ao Tiro de Guerra de Poços de Caldas agora podem ter acesso ao Certificado de Dispensa Incorporação em apenas 4 dias. Antes o tempo para obter o documento levava 3 meses o que acabava dificultando o acesso em algum emprego que exigia o certificado.

Unidade de Poços recebe cerca de 1.500 alistamentos por ano – foto divulgação

A agilidade na liberação do CDI está sendo possível com a implantação do novo sistema de assinatura digital na Junta de Serviço Militar de Poços que é a maior unidade da região que recebe aproximadamente 1.500 alistamentos por ano.

De acordo com a chefe da Junta Militar, Tânia Regina de Melo Tavares o serviço digitalizado iniciou agora em novembro e para solicitar CDI o jovem, liberado de servir o Tiro de Guerra (TG. 04-021), precisa pagar a taxa referente e ir a Junta portando o original e a cópia do alistamento.

Tânia explica que antes, a papelada era enviada via Correio ao quartel em Pouso Alegre, que é responsável por 217 Juntas Militares, para conferência dos dados pessoais. De acordo com ela, Poços solicitou e foi autorizada a encaminhar as informações de forma on line.

O prazo de quatro dias serve também para retirar a segunda via do CDI e o Certificado de Isenção (CI), esse último fornecido ao cidadão em situações especiais. Agora, para retirar a 2ª via da Carteira de Reservista o prazo previsto varia de 20 a 90 dias.

O secretário de Defesa Social, Marcos Sansão, esclarece que com o novo sistema que utiliza assinatura digital o serviço da Junta Militar está mais ágil e facilitou, mais ainda, a vida das pessoas que buscam algum tipo de atendimento na unidade local.

A Junta Militar está localizada à Rua Assis Figueiredo, 311 – Centro. O telefone é o 3697-2002.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *